Afirmação é do jornalista Guto Abranches, da Globo News, que palestrou no Seminário Desafios do Crescimento, em Criciúma.
Cerca de 700 empresários lotaram o auditório Jayme Zanatta, na noite desta quinta-feira, para acompanhar a segunda edição do “Seminário Desafios do Crescimento 2015”, promovido pelo programa Sebrae Mais em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Com foco no debate para o aprimoramento da gestão e expansão dos negócios, o evento teve como principal atração o jornalista Guto Abranches, da Globo News, que abordou “A atual conjuntura econômica” nacional e internacional.
Sempre com base em fontes oficiais, o jornalista especializado em economia explicou ao público como o país entrou na crise e o que os governantes fazem, no momento, para sair dela. “Eu procuro não emitir opinião e sim apresentar dados do IBGE, Banco Central, Ministério do Trabalho e Confederação Nacional das Indústrias em minhas palestras. Os números mostram que, a partir de 2008, a equipe econômica do Governo Federal tomou uma série de decisões equivocadas que nos trouxeram até aqui”, afirmou.
Guto Abranches acredita que as medidas amargas tomadas recentemente pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, prejudicam toda a cadeira produtiva, mas são imprescindíveis para o momento atual. “Grandes e pequenos empresários, consumidor final, todos estão sofrendo. Mas a projeção é de que no início de 2016 a situação comece a melhorar”, avaliou.
Especialmente para os pequenos negócios do Sul catarinense, a previsão é otimista. De acordo com o jornalista, alimentos, agroindústria e confecção, setores em que a região se destaca, não deverão sofrer maior pressão da inflação até o fim deste ano.
A segunda edição do “Seminário Desafios do Crescimento” apresentou ainda um case regional de sucesso. O empresário Cide Damiani, da Damyller, detalhou como fez para elevar a pequena empresa de 10 funcionários, há 36 anos, para uma multinacional da moda, hoje, com mais de 2500 funcionários e 123 unidades espalhadas pelo país. Outra atração foi a palestra do especialista em gestão empresarial Tiago Tessmann, da Blueberry, que mostrou a evolução dos pequenos negócios na área de marketing virtual e do e-commerce.
A Coordenadoria Regional Sul do Sebrae, responsável pela organização do evento, ficou satisfeita com os resultados. “O público surpreendeu e garantiu uma noite de muita interação e aprendizado para todos. O objetivo foi cumprido”, comemorou o coordenador Murilo Emanuel Gelosa.