O PDT de Forquilhinha anunciou nesta semana, oficialmente, apoio a pré-candidatura à prefeito de José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD; assim como a de Rangel Loch, do PSDB, como vice-prefeito.
A justificativa é que o partido já apoia Neguinho há diversas eleições municipais em Forquilhinha, e que também há necessidade de manter uma boa relação com o Governo do Estado para angariar recursos para a cidade (o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, é do partido de Neguinho, o PSD).
O deputado Rodrigo Minotto, presidente estadual do PDT, teve papel decisivo conduzindo o partido para esta composição, assim como o presidente da sigla no município, Odo D’Altoé.
Com a decisão, figuras políticas consolidadas no PDT de Forquilhinha, como o ex-prefeito, Vanderlei Ricken, não farão parte da militância das próximas eleições. Ele era um dos maiores apostadores da chamada terceira via, que acabou implodindo antes mesmo de sair do papel.
Desta forma, o pleito de outubro deste ano se encaminha para uma disputa de duas chapas: Neguinho (PSD) como candidato a prefeito com Rangel Loch (PSDB) como candidato a vice; contra Dimas Kammer (PP) como candidato a prefeito com Félix Hobold (PT) como vice.