Nove estudantes eleitos vão representar cinco escolas de Forquilhinha na Câmara de Vereadores.
A noite desta quinta-feira, 06, vai ficar marcada para os estudantes que tomaram posse como Parlamentares Jovens, na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Familiares, amigos, colegas e direção das escolas prestigiaram esse momento especial, além dos vereadores, do prefeito Dimas Kammer e de outras lideranças do município. Os nove eleitos ocupam a partir de agora, oficialmente, uma cadeira nesta segunda edição do Projeto Parlamento Jovem.
O projeto – que faz parte do Programa Cidadania – possibilita aos estudantes, a vivência do processo democrático mediante participação de uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato. No Poder Legislativo, os eleitos vão poder sugerir projetos, apresentar os pleitos da comunidade e perceber, que através da Casa Legislativa, pode-se iniciar todo um processo de construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. “Mais do que deixarmos um mundo melhor para nossos filhos, precisamos nos preocupar em deixar filhos melhores para o mundo. E o projeto vem, neste sentido, contribuir com a formação desses jovens”, ressaltou a coordenadora do Programa, Susana Pirola Vassoler.
O presidente da Casa e idealizador do Programa Cidadania, Maciel Da Soler (MDB), disse que o objetivo do Parlamento Jovem é colaborar com a formação dos cidadãos forquilhinhenses, na comunidade escolar. “Queremos despertar nesses jovens o senso de participação nas questões do nosso município, incentivando para que eles desenvolvam boas práticas e sejam grandes exemplos”, resumiu Da Soler.
Participação das escolas
Na etapa escolar, mais de 1500 alunos receberam a equipe do Legislativo de Forquilhinha e se envolveram nas eleições. Todas as escolas estaduais e uma particular do município têm representante, conforme o número de alunos.
Foram eleitos:
- Edna Savi Schmitz, do Colégio Sagrada Família;
- Micheli Daminelli, da Escola de Educação Básica Aloysius Back;
- Maria Luiza Kestering de Oliveira, da Angelo Izé;
- Hugo Michels Euzébio, Kalani Keizer Kurtz e Vinicius Marques Martins, da Escola Luiz Tramontin;
- Larissa Antunes da Silva, Adan Pedro Tomazi e Samuel Aruda Machado, da Natálio Vassoler.
Percentualmente, Larissa Antunes da Silva, de 19 anos, foi a mais votada e por isso secretariou os trabalhos desta noite. Todos eles fizeram o juramento e em seguida receberam um certificado de posse.
Hugo Michels Euzébio, de 16 anos, se pronunciou em nome dos eleitos, agradeceu a oportunidade e falou sobre a expectativa de participar da legislatura. “Espero que, juntamente com meus colegas, consigamos fazer um ótimo mandato, mostrando que nós viemos para aprender, e quem sabe ensinar muitas coisas com nossos ideais de juventude”, disse o estudante.
O próximo encontro dos parlamentares será para a eleição da mesa diretora e início efetivo dos trabalhos na Câmara Municipal.