Dois modelos foram desenvolvidos pela arquiteta Lais Topanotti.
Para contribuir no conforto dos passageiros e também no embelezamento do município de Forquilhinha, um projeto de padronização das paradas de ônibus foi apresentado na Câmara de Vereadores. Dois modelos foram desenvolvidos pela arquiteta Lais Topanotti, sendo um com foco na sustentabilidade e outro mais econômico no estilo colonial.
“Na proposta de sustentabilidade, utilizamos telhado verde para conforto térmico e painel fotovoltaico para possibilitar a iluminação autossuficiente na parada de ônibus e até mesmo uma tomada para carregar o celular dos passageiros que estão aguardando o transporte. E no modelo mais econômico, fizemos referência ao estilo colonial com tijolo maciço e telhado inclinado tipo shingle. Ambas possuem o pilar em formato de “Y” fazendo uma alusão ao encontro dos rios que deram o nome a cidade”, descreve Lais.
Após acompanhar um debate na Câmara a respeito dos abrigos de ônibus, Lais elaborou o projeto utilizando referências da arquitetura enxaimel e a bandeira da cidade. “O desejo de contribuir com a cidade sempre esteve presente em mim. Sou neta e bisneta de colonizadores daqui e a oportunidade de desenvolver um projeto para uma parada de ônibus chegou por acaso, através de uma questão levantada pela vereadora Marilda Casagrande”, comenta a arquiteta.
A vereadora Marilda Casagrande (PP), autora da indicação que solicita criação de um modelo padrão de abrigos para passageiros em Forquilhinha, elogiou o trabalho realizado pela arquiteta. “A população ouve as demandas e também oferece uma solução. Fiquei bem contente com esse projeto que ficou bem bonito. Vamos encaminhar ao prefeito para ver se gosta e, se houver interesse do Executivo, pode ir substituindo os abrigos que precisam de reforma”, declara.