Um total de 15 escorpiões foram capturados por técnicos das vigilâncias sanitárias municipal e estadual em operação realizada na última terça-feira, 19, em bueiros da Avenida Nossa Senhora da Conceição, principal acesso a Maracajá, e em uma residência. Os locais vistoriados e onde foram encontrados os espécimes são todos nas proximidades do elevado da BR-101.
Conforme os técnicos das vigilâncias sanitárias, os bueiros e caixas de gorduras das residências são locais onde se proliferam baratas, principal alimento dos escorpiões. A preocupação é que a partir das tubulações de águas pluviais os escorpiões tenham acesso ao interior de residências por sistemas hidráulicos. Manter ralos tapados enquanto não são usados é uma forma de prevenção.
Fábio Sabino, da Vigilância Sanitária estadual explica que o fundamental para prevenir é manter os ambientes limpos, sem lixo, restos de madeiras e materiais de construção acumulados, jardins e terrenos com vegetações densas e altas. Gretas em paredes e muros devem ser fechadas e sob armários e outros móveis devem ser limpo constantemente, pois serve de abrigo aos animais.
Os escorpiões ocupam as cidades em busca de alimento fácil e abundante, como as aranhas, baratas e outros insetos. Onde há essa oferta, cresce muito a probabilidade de se encontrar um escorpião para aproveitá-la. Limpezas regulares das residências, fechamento de ralos e até mesmo dedetizações regulares reduzem muito as populações dessas presas e dão conta desse item na maioria dos casos.
Não há venenos específicos contra os escorpiões e tentar eliminá-los desta forma é preocupante. Conforme os técnicos, as fêmeas não precisam de machos para se reproduzir e iniciam este processo sempre que têm suas vidas ameaçadas. “A prevenção e a higiene dos ambientes, dentro e fora de casa, é a ação mais correta”, reafirma Carlos Fernando Costa, da Vigilância Sanitária de Maracajá.
Outra recomendação é afastar 10 centímetros as camas das paredes e impedir que lençóis e cobertores toquem o chão. Em caso de acidente de picada pelo escorpião a ação mais segura é encaminhar a vítima rapidamente para um hospital e, se possível, capturar o animal agressor para que seja identificado e utilizado o medicamento mais adequado.