Duas barreiras foram realizadas pelo município: no Centro e Bairro Ouro Negro.
A megaoperação Adsumus, realizada em toda a região pela Polícia Militar na noite da última quarta-feira, 25, e madrugada dessa quinta, 26, abordou 56 pessoas e 51 veículos em Forquilhinha. Com disso, foram lavrados seis autos de infração de trânsito, registrado um descumprimento de medida judicial e recolhidos três veículos. As ações de barreira se concentraram em dois principais pontos do município: Centro e Bairro Ouro Negro.
Durante a operação no município, foram empregados 15 policiais, quatro viaturas e cinco motocicletas. “Foi algo muito positivo, porque cercamos praticamente todos pontos da cidade e demonstramos força, reforçando que ainda somos os protagonistas na segurança pública”, destaca o comandante da Polícia Militar de Forquilhinha, capitão Giovani Constanza.
Ações por toda a área do 9º BPM
Toda a mobilização regional contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior; supervisão do comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto; e comando do tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga, que permanece à frente do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Foi, ainda, a 8ª edição da Adsumus em Santa Catarina, sendo a primeira no Sul do Estado, com um nome que tem origem no latim e significa ‘estamos presentes’. “Esse tipo de operação explora a característica estadual de mobilização e aborda locais mais violentos e onde o número de crimes é maior dentro dos municípios. É algo de curta duração, mas bastante intensivo, uma ação preventiva e repressiva que contribui muito para a queda dos índices de criminalidade violenta”, explicou o comandante-geral da PM.
Além disso, Fraga completa ressaltando que a megaoperação buscou promover uma maior visibilidade às atividades típicas de Polícia Militar. “Reduzir os indicadores de violência e criminalidade, e de ocorrências policiais e emergências nas cidades impactadas; prestar pronta-resposta qualificada a incidentes de quebra de ordem pública; e agir de forma proativa, com abordagens policiais nos logradouros públicos, barreiras, bloqueios, apreensão de armas e entorpecentes, prisão ou apreensão de criminosos ou infratores”, argumentou.
A Adsumus contou com o apoio das unidades da 6ª RPM (Araranguá e Içara), com guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Rondas Ostensivas com Motocicletas (Rocam) e Rádio Patrulhas (RP); da 8ª RPM (Tubarão), com equipes do PPT e de RP do 5º Batalhão de Tubarão e da Guarnição Especial de Braço do Norte (GEBN); e do Comando de Apoio Especializado da Policia Militar (CAEPM) com guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Grupamento de Polícia de Choque.