A CASAN está concluindo as mudanças realizadas no projeto executivo da Estação de Tratamento de Esgotos de Forquilhinha, que teve que ser alterado por causa da mudança de terreno anteriormente previsto para sua construção. A previsão é de que a obra da Estação comece em 120 dias. O investimento no Sistema de Esgotamento Sanitário de Foquilhinha totaliza R$ 24 milhões e foi viabilizado com recursos da Caixa através do PAC 2 e contrapartida da CASAN.
O Sistema deve entrar em operação em dezembro de 2018. Mais de 70% da rede de coleta do Sistema de Esgotamento Sanitário de Forquilhinha, no Sul do Estado, já está assentada. Serão 34 mil metros de tubulação que vão atender os moradores do Centro, Vila Lourdes, Santa Clara e Santa Isabel, uma população de sete mil habitantes.
Além da rede coletora o Sistema prevê um emissário terrestre com 3 mil 363 metros de extensão, cinco estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do tipo compacta com capacidade de vazão para até 35 litros por segundo. Também serão executadas 1.329 ligações domiciliares.