Cerimônia de colação de grau foi realizada na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, tendo Almir Fernandes de Souza como padrinho das turmas.
A Satc Faculdade formou 79 novos profissionais no sábado, 18, em cerimônia de colação de grau realizada na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. O paraninfo de todas as turmas, o policial civil Almir Fernandes de Souza, presidente da Cruz Vermelha de Criciúma e voluntário e atuante em várias campanhas sociais pela região Sul de Santa Catarina, em seu discurso, reforçou que seus apadrinhados devem ter compromisso com a sociedade.
Almir lembrou alguns autores em seu discurso, mas reformou a expressão “amor ágape” para definir sua mensagem aos formandos. Ágape, termo muito utilizado na Grécia antiga, significa amor. “É o amor que se doa, o amor incondicional, um amor de entrega”, explicou.
Este amor ágape, segundo o paraninfo, é comportamento, e exige paciência, bondade, humildade, respeito, honestidade e compromisso. “Tenham autocontrole, sejam humildes, honestos e comprometam-se. Comprometer-se, é se sacrificar, se arriscar e se entregar. O importante é o que fazemos”, frisou Almir.
O diretor da Satc Faculdade, Carlos Ferreira, lembrou que esta é a 15ª formatura do ensino superior da instituição. Ele reforçou que, assim como dissera o paraninfo, a Satc tem compromisso com a formação e com a entrega de bons profissionais para a sociedade.
Lembrou ainda que o país passa por um período conturbado e que precisa de mais transformação. “Essa transformação está em nós mesmos. A solução está em três coisas: inteligência, ação e caráter”, ressaltou Ferreira.
Por fim, o diretor pediu que os formandos se engajem em ações sociais, que fiquem atentos às questões do dia a dia para ajudar a sociedade e enalteceu o trabalho do paraninfo, que, como exemplo para todos, tanto contribui para a região Sul de Santa Catarina. “Precisamos modificar nosso modelo mental ético”, finalizou.
Receberam diploma dos cursos de Design, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, sendo esta a primeira turma formada, Jornalismo, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Manutenção Industrial.
O paraninfo, professores e acadêmicos com melhor desempenho foram homenageados. O baile de formatura ocorreu na mesma noite, também no Mampituba.