Identificação ocorreu por meio do sistema de monitoramento da cidade.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Criciúma identificou um novo foco do mosquito da dengue. Os vetores da doença foram encontrados em uma armadilha, na última segunda-feira (3), em um comércio do bairro Quarta Linha. O CCZ é responsável pela prevenção e controle de doenças transmitidas por animais às pessoas.
No combate à dengue, o órgão realiza a vistoria constante de suas armadilhas, além de pontos estratégicos, locais com atividades de risco de procriação do mosquito. Foi em uma destas rotinas de monitoramento que o foco foi identificado. “Por se tratar de uma prioridade, a descoberta mobilizou todos os agentes. Neste caso, a armadilha antiga foi trocada por outra nova. Faremos ainda vistorias nos imóveis próximos ao foco, passando orientações e coletando amostras, caso encontradas”, afirmou a coordenadora do CCZ, Simone da Cruz.
Conforme informações da coordenadora, o protocolo padrão inclui duas visitas: a inicial, que realiza a determinação de foco e, dois meses depois, uma varredura na área. Caso necessário, os profissionais fazem uso de larvicidas para combater a proliferação do mosquito. De acordo com ela, esse foi o primeiro foco identificado no ano.
Medidas para prevenir a procriação do mosquito
Confira algumas medidas recomendadas pelo CCZ para combater a dengue:
- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou mantenha-os em local seco;
- Embale e descarte adequadamente lixos que possam acumular água;
- Confira regularmente recipientes de água dos pets;
- Não deixe água da chuva acumular sobre a laje;
- Mantenha tonéis e barris sempre tampados;
- Mantenha calhas limpas e desobstruídas;
- Mantenha caixa d’água limpa e tampada;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Retire pratos dos vasos de plantas.