FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Nova era tecnológica e logística no sistema prisional de Santa Catarina

presidio 1

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC) deu um passo importante na modernização do sistema de Justiça e Segurança Pública com a ativação em 30 de junho de 2015 da primeira sala de videoaudiência do Estado. A unidade passou a fazer a interligação entre o Presídio do Complexo Penitenciário de Itajaí, em Canhanduba e a 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí.

A Secretaria ainda tem investido diariamente para a melhoria dos sistemas penitenciário e socioeducativo. Foram 4.751 vagas geradas (2011-2015); mais 2 mil vagas em construção; e mais 956 programadas para iniciar em 2016, além da considerável melhoria na saúde, educação, redução do número de fugas, capacitação dos agentes e condições gerais das unidades.

No ano de 2015 foram concluídas quatro novas grandes obras: ampliação da Penitenciária de Itajaí (460 vagas); Unidade II da penitenciária de São Cristovão do Sul (599 vagas); Unidade II da penitenciária de Chapecó – (599 vagas) (não inaugurada); Presídio Regional de Jaraguá do Sul (155 vagas) – ( não inaugurada).

Coopera
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape

Com uma população carcerária de aproximadamente 16,9 mil presos, alocados em 12,7 mil vagas, mais 1.990 presos em regime aberto (que não estão recolhidos em unidades prisionais) o sistema apresenta uma nova realidade e atende as demandas diárias como 37,5 mil procedimentos de saúde e mais de 30 mil escoltas realizadas desde o início de 2015.

A Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, organizada pelo Ministério da Justiça e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), reuniu 27 estados da federação no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, em setembro. Santa Catarina foi escolhida pelo Ministério da Justiça para sediar o evento porque é referência nacional em número de presos que trabalham. A Mostra foi inédita no sistema penitenciário de Santa Catarina porque pela primeira vez o público conheceu os produtos fabricados por apenados catarinenses, resultado da parceria com empresas e organizações que oferecem oportunidade de trabalho e renda no sistema prisional do Estado.

Na educação também somos destaque. Um total de 2.383 apenados se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, 34% a mais do que o ano passado. Santa Catarina é o terceiro estado com maior número de inscritos, só fica atrás de São Paulo e Minas Gerais.

presidio

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania admitiu 264 novos agentes penitenciários efetivos, aprovados no concurso realizado em 2013, e que integravam o Cadastro de Reserva. Todos os profissionais têm curso superior e passaram por um rigoroso exame de seleção, incluindo teste psicológico, investigação social e exame toxicológico.

O efetivo de agentes penitenciários hoje é de 2,3 mil servidores. Está em andamento um processo seletivo para a contratação imediata de mais 180 agentes penitenciários, que atuarão nas penitenciárias de Chapecó e Blumenau, e serão admitidos em caráter temporário até a realização de novo concurso, antes do término do prazo de dois anos.

O treinamento e a capacitação dos agentes penitenciários e socioeducativos também tem sido um forte ingrediente para o aperfeiçoamento das demandas diárias do sistema penitenciário. A Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc) contabiliza mais de 2 mil servidores capacitados em cursos de formação.

Uma unidade socieoeducativa considerada modelo e dentro dos padrões exigidos pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, está sendo construída no Oeste, o Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) Chapecó. No Sul, o processo para construção do Case em Criciúma também já foi iniciado e o Casep (Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório) foi reformado e ampliado.

A Central de Penas e Medidas Alternativas, programa criado pelo Governo do Estado e pela Secretaria da Justiça e Cidadania em parceria com o Tribunal de Justiça de SC para praticantes de delitos de menor potencial ofensivo, registrou até outubro de 2015, 13.446 processos recebidos, o que significa que mais de 13 mil beneficiários deixaram de entrar no sistema penitenciário de Santa Catarina.

O Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/SC) atendeu 19.783 consumidores de janeiro até outubro/2015 com 96% de resolutividade, o que representa quase 2 mil atendimentos ao mês.

Francine Ferreira – Denise Lacerda
Foto: Julio Cavalheiro


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 07

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo