Sindicalistas participam de Encontro Internacional dos Sindicatos – que concentram em suas bases territoriais o Frigorífico JBS – de 14 a 22 de março na cidade de Omaha – Estado de Nebraska, EUA. O presidente do Sindicato da Alimentação de Criciúma e Região, Célio Elias e mais dois sindicalistas da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CONTAC-CUT) representam o país.
O objetivo é a troca de experiência e preparação para a integração da luta do Movimento Sindical Brasileiro junto com Americano e Canadense do ramo da Alimentação. “Após este primeiro encontro, ações serão tomadas em conjunto contra aquelas empresas que não respeitam os direitos trabalhistas e dos consumidores”, explica Célio.
A ideia, segundo o sindicalista, é internacionalizar as denúncias juntos aos órgãos de todos os países e, principalmente aos consumidores. “Temos a intenção de criar um grupo de trabalho permanente entre esses países para atuarmos na defesa dos trabalhadores que trabalham principalmente em frigoríficos de abate de bovinos, suínos e aves.
E, ainda, defender a não concentração da produção do alimento mundial nas mãos de poucos grupos econômicos, pois monopólio é ruim para o trabalhador, e pior ainda, para o consumidor”, pontua Elias.