FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

E o nome da minha empresa, por onde começar?

Rafael Pires

Rafael Pires – Contador e professor na Escola Superior de Criciúma – ESUCRI 

Olá queridos leitores, espero que estejam bem!

Meu nome é Rafael Pires, e estou chegando para comentar de Contabilidade e Finanças, espero que gostem!

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera
Net Lider
Contape
Credisol

Para começar, gostaria de tratar sobre um assunto muito peculiar, o nome (Razão Social) da empresa.

Parece até simples criar um nome, mas só quem já se deparou com este dilema sabe como é difícil encontrar um nome para um negócio que estamos começando a criar. Primeiro porque queremos que soe o mais agradável possível, mas, também é necessário que identifique o negócio que estamos desenvolvendo. Muitas pessoas não sabem da importância que o processo de criação do nome de uma empresa, serviço ou produto, tem dentro de uma estratégia corporativa. A escolha de um bom nome pode fazer com que o desenvolvimento de uma marca seja acelerado em anos e que ela cresça mais rapidamente.

Comumente, utilizamos nosso próprio nome ou sobrenome para dar luz à empresa, porém, quase nunca é interessante, acredito que esse método é apenas um paliativo para iniciarmos o negócio enquanto ele está iniciando sua jornada. Quando fazemos isso, sempre precisamos entrar com um nome “fantasia”, que na verdade não é o nome oficial da empresa, como já diz o termo, é um nome “fantasia”, é o que colocamos nos cartões de visita, nas placas do estabelecimento, na internet, em fim, é como vamos chama-lo.

Então, se desejamos chamá-lo por aquele nome fantasia, por que não colocamos já no nome oficial da empresa? Simples, por que não nos decidimos ainda, não temos certeza se o público irá se identificar com aquele nome. Corremos então o risco de perdê-lo, de perder a identidade, pois se já existir outra empresa com aquele nome, ela poderá nos solicitar para retirar, isso mesmo, você terá que iniciar tudo novamente.

Em muitos casos, o nome da empresa torna-se a marca do negócio, em outros casos, é preciso criar uma marca para o negócio que vai além do nome. É difícil? Claro que sim, não existe fórmula mágica para criarmos um bom nome, mas podemos verificar algumas “regras” para desenvolvê-lo bem. Primeiramente, precisamos entender que o nome não deve ser uma tentativa de descrição do produto ou serviço ofertado, mas sim do espírito da personalidade da empresa, pois isso é o que vai ligar a marca emocionalmente a todos aqueles que entrarem em contato com ela.

Para a criação de um nome é também preciso pensar diferente, pensar grande, ir além do dicionário e considerar que empresas como “NetFlix” e “Oracle” não se prenderam a padrões de linguagem, que a “Blackberry” e a “Apple” foram à contramão do convencional, e que todas essas são referências em seus setores. Com opções de nomes disponíveis cada vez mais escassas, o diferencial do nome da sua marca pode ser o inesperado, o incomum, o extraordinário, sendo crucial manter-se aberto para todas essas possibilidades.

Se eu pudesse dar dicas para criação do nome da sua empresa eu lhe diria que ele deve ser: curto, simples, memorável, fácil de pronunciar, ler e escrever, visualmente interessante, de fácil busca na internet, possuir conceito e ser original (distintivo/não convencional), estratégico, deve gerar associações positivas, atemporal (a frente de seu tempo, novo), e principalmente que seja legalmente protegível. Como já disse, não existem fórmulas para a criação de um nome, mas podemos seguir uma lógica, e principalmente, devemos estar de mente aberta e liberada para quaisquer novidades, pois a vida é isso, uma verdadeira enxurrada de coisas novas que mau damos conta de acompanhar.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo