Sessão Solene da Câmara de Vereadores lotou o auditório da Coopera.
A noite dessa quinta-feira, 25 de abril, foi de comemorações em Forquilhinha. O auditório Alfredo Michels ficou lotado para a Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Forquilhinha em homenagem aos 30 anos de emancipação político-administrativa. Todos os ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores receberam o reconhecimento pela contribuição com a cidade, por meio do Poder Legislativo e da Administração Municipal.
A Sessão Solene foi de autoria de todos os vereadores. Para o presidente da Casa Legislativa, Maciel Da Soler, esse é um momento de valorizar os agentes políticos que ajudaram Forquilhinha a se tornar referência no sul do estado. “A semente quando é bem plantada dá frutos e hoje nós estamos colhendo todos os benefícios proporcionados pelos vereadores e prefeitos que passaram pela Câmara e pela Prefeitura. Esta atual legislatura agora tem a missão de continuar fazendo jus ao esse trabalho desenvolvido até aqui”, ressaltou Da Soler.
Durante as homenagens, momentos de muita emoção. O primeiro presidente da Câmara de Vereadores, em 1990, José Forgiarini, mais conhecido como Zinho relembrou as dificuldades do primeiro mandato. “Foi uma experiência muito grande porque a gente partiu do zero. Não tinha sala, caderno, caneta, eu não sabia como começar, assim como meus colegas. Mas com muito trabalho, conseguimos cumprir com o papel do Legislativo, principalmente, ajudando na criação e aprovação das leis”, lembrou Forgiarini.
O primeiro prefeito de Forquilhinha e também um dos líderes do movimento emancipacionista, Vanderlei Ricken, também destacou os obstáculos enfrentados naquele ano, logo depois da conquista da emancipação. Mas também falou da felicidade em comandar o município em duas oportunidades. Ricken disse ainda que a população precisa comemorar esses 30 anos. “Tem que celebrar, comemorar, porque muita coisa foi plantada, e certamente, deram muitos frutos e muitos outros virão ao longo de nossa história de Forquilhinha”.
Foram dezenas de homenageados, entre ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores, entre eles seis ex-vereadores que já faleceram e foram representados por membros da família.
O público que prestigiou o evento também acompanhou um vídeo que contou um pouco da luta pela emancipação e também os desafios dos prefeitos nesses 30 anos de independência.