Seminário Regional de Piscicultura antecipa a programação da VIII Heimatfest nesta quarta-feira, 11 de outubro.
Promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Cidasc, o encontro inicia às 13h30 e pretende reunir mais de 50 piscicultores e interessados na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Um dos objetivos é o fortalecimento da piscicultura na região, sendo que o encontro contará com técnicos da Epagri. É um evento para piscicultores profissionalizados convidados pela Epagri, da região da Amrec e Amesc.
Na primeira etapa do encontro estará em debate a necessidade dos cuidados com a qualidade da água para obter conversão alimentar econômica. E na segunda etapa será realizado o planejamento regional junto aos piscicultores sobre o desenvolvimento da piscicultura que a Epagri irá fazer para os próximos três anos. Será um processo participativo onde os profissionais vão apresentar sugestões do que as empresas devem fazer para atender a necessidade técnica.
De acordo com Volnei Meller, engenheiro agrônomo extensionista da Epagri de Forquilhinha, o objetivo é aumentar a produtividade média da piscicultura na região sul Catarinense. “No primeiro encontro, realizado há cinco anos, foi projetado para a região e deu um bom resultado e agora neste segundo será para reestruturar e fazer o planejamento com novos objetivos e com o mais importante que é a participação dos piscicultores”, ressalta.