Gilliard Gava é vice-presidente do Grupo Temático do Turismo Religioso de Santa Catarina e já está na Itália para ler a Oração da Assembleia junto ao Papa Francisco.
Ler a Oração da Assembleia em Língua Portuguesa, na Missa do Galo, representando todos os países que falam português no mundo. Esta é a missão que o neoveneziano, Gilliard Gava, vice-presidente do Grupo Temático do Turismo Religioso de Santa Catarina, tem a cumprir no dia 24 de dezembro, no Vaticano.
O convite veio em 2014, e depois de um ano de organização e espera, o neoveneziano já está na Itália, aguardando a celebração. “Com a presença do Papa, na Basílica de São Pedro, nós vamos celebrar mais um nascimento de Cristo, uma comemoração deste que veio para ser a luz do mundo”, ressalta Gava.
O neoveneziano ainda explica que a celebração é feita em várias línguas, para abranger a maioria do povo católico do mundo. “A Primeira Leitura geralmente é em espanhol; o Salmo em italiano; a Segunda Leitura em inglês; o Evangelho em Latim; depois vem a Homilia do Papa; e logo em seguida temos essa Oração da Assembleia, que é chamada de Prece dos Fiéis no Brasil. E nessas preces, o português é a primeira língua a fazer a leitura”, completa.
É a segunda vez que Gava estará da Missa do Galo, mas a primeira como participante do rito da liturgia. “Teremos que segurar a emoção. Serão apenas algumas linhas da prece, mas não é isso que tornará menos importante. Para Nova Veneza, e para a nossa região, é um fato nunca acontecido antes, e com certeza, que não ocorrerá novamente tão cedo. É um momento muito especial”, afirma.
A missa ocorre às 21h30min do dia 24 de dezembro, em Roma, o que corresponde às 18h30min no horário de Brasília.