Olá querido leitor! É com muito prazer que venho hoje escrever a nossa coluna semanal, inspirada na chegada de Bernardo, pequeno príncipe de uma grande amiga minha, resolvi abordar esse assunto que além de muito fofo costuma nos cercar de muita ansiedade: a chegada de nossos filhos.
Não é segredo para ninguém que tudo em nossas vidas tende a mudar a partir do momento que sabemos que temos um herdeiro à caminho, a rotina, a ansiedade, os gastos, tudo passa a ser direcionado ao grande evento que marcará nossas vidas para sempre, o nascimento desse serzinho de amor, e o seu crescimento e desenvolvimento como pessoa e cidadão do mundo.
Com as nossas casas, não é diferente, tudo começa a ser pensado para nos possibilitar um maior conforto e praticidade para a criação dos pequenos, como guarda-corpos, telas de segurança, e alguns outros itens que costumamos incluir em nossas moradas, por conta de nosso zelo pelos pequenos, porém, o item mais importante do pacote de “preparação residencial para recebimento de bebês”, com toda certeza é o quarto que abrigará a criança, pensando em te ajudar na tarefa de montar esse ambiente que influenciará no humor, no desenvolvimento, e principalmente no sono de nossos anjinhos, criei esse pequeno guia, para te orientar nas suas escolhas.
Um quarto de bebê completo, com todos os itens que se tem direito, conta com esses itens:
- Berço;
- Trocador;
- Guarda-roupas;
- Cama auxiliar;
- Mesinha de Apoio;
- Kit Higiene;
- Móbile;
- Cortina;
- Tapete;
- Objetos de decoração.
É claro que este é um programa bastante completo, e criado para um quarto espaçoso, a cama auxiliar, por exemplo, pode ser dispensada, caso o quarto seja reduzido e alguns modelos de berço possuem plataformas que podem ser montadas e desmontadas, para servir de trocador, o que importa é conferir se é segura.
Além de todos esses mobiliários, ainda precisamos pensar em como vamos querer decorar o quarto, após decidir as cores e os temas que serão abordados, pensar em como decorar as paredes é o primeiro passo a ser dado. O mais comum é que se use papel de parede, porém, o preço elevado, faz alguns papais fugirem dessa técnica.
Caso não possa investir no papel agora, pense em revestimentos alternativos como os tecidos adesivos, as técnicas de pinturas com estêncil, com os quais você pode criar varias formas e desenhos, ou os “listelos” que são pequenas faixinhas de papel de parede, que pode ser instaladas a uma altura de 1,10m, na parede e separar duas tonalidades de pintura, por exemplo.
Caso você não goste de muitos detalhes nas paredes, pintá-las de uma cor mais clara e neutra, e depois enfeita-la com nichos e prateleiras delicados também dá um ar bastante minimalista e terno à composição.
Quanto ao berço, o melhor é ir a lojas especializadas e comprar um, de preferencia, sempre avaliando a segurança e a adequação com as normas, que não são brincadeira e estão aí para nos proteger. O estilo e modelo dele podem ser variados e o mais legal é compra-lo apenas após decidir qual o tema do quarto, para que se possa escolher um formato que combine melhor com a ambientação.
O trocador não tem segredo, como falei existem alguns que vem embutidos no berço, ou pode-se usar uma cômoda, que deve receber algum revestimento estofado com cobertura plástica. O importante é ser alto, no mínimo 90cm de altura, para que a mãe não precise ficar se abaixando para trocar a criança, pois a mulher costuma sentir bastante dores e incômodos após o parto, e quanto menos movimentos bruscos ela realizar, melhor.
O guarda-roupas e a cama auxiliar, também são bastante simples de se escolher, lembre-se apenas de conferir as dimensões, e se elas se adequam ao seu ambiente, e também se a modelagem e cor dos mesmo combinam com o restante da decoração.
A poltrona de amamentação é um item importantíssimo, cuja comodidade deve ser a principal premissa. Ela vai ser a protagonista de momentos únicos de interação entre a mamãe e o bebe, e também vai ser o onde a mãe se recostará cansada a noite, quando acordar e precisar amamentar o bebê que chora em momentos inesperados. Portanto, escolher uma poltrona ou cadeira com braços que seja espaçosa e confortável é um item indispensável.
A mesinha de apoio serve principalmente para a cama auxiliar, e será o local onde as coisas da mãe serão deixadas, como água, celular ou qualquer outro item trazido à mão, portanto ela é bastante útil sim. O kit higiene, por sua vez, também é de extrema importância, porém, não precisa custar uma fortuna como costumamos ver nas lojas especializadas. Uma garrafa térmica, uma bandeja, um recipiente para servir de pingadeira, e duas caixas para cotonetes e algodão são o suficiente, dê uma olhada nas opções abaixo!
Os últimos acessórios são: o móbile, que servirá para entreter o bebê no berço e pode ser totalmente fabricado por você (veja alguns exemplos abaixo), a cortina, que barrará a luz direta entrando no quarto e também correntes de ar que podem prejudicar a criança e o tapete, que trará mais conforto e aconchego ao quarto, inclusive dando sensação de aquecimento ao ambiente nas temporadas mais frias, servindo ainda, como apoio para os primeiros passos e engatinhos da criança, a medida em que ela for crescendo.
Espero que tenham gostado da coluna de hoje, e que esse espirito de amor e renovação que nasce em nossos corações hoje, junto ao nosso pequeno Bernardo, possa lhe inspirar a ter um ótimo final de semana. Aos mais novos papais do pedaço, Elvis Votri Rosso e Bruna Leandro D’Avila, nossos mais sinceros parabéns, que Deus possa cobri-los de bênçãos e alegrias, nesse dia que nos marcará eternamente.