O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, integra uma comitiva catarinense que está na Itália com o objetivo de estreitar laços comerciais, culturais e institucionais entre Santa Catarina e o país europeu. Em Roma, eles estiveram no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália reforçando o pedido pela criação de uma representação consultar italiana em Florianópolis, a qual atenderia todo o estado catarinense.
“Estivemos com o vice-ministro, Giorgio Silli, e ele adiantou que o pedido é viável. É uma relação que estamos construindo junto com o governo da Itália com perspectiva de que no próximo ano tenhamos o consulado em nosso estado para que a gente possa atender de forma mais ampla os cidadãos de origem italiana”, ressalta o deputado Rodrigo Minotto (PDT).
O grupo, composto ainda pelos deputados Mauro de Nadal (Presidente da Alesc), Dr Vicente Caropreso e Delegado Egídio Ferrari, ainda esteve na Embaixada do Brasil na Itália, onde foi recebido pelo embaixador Renato Mosca Souza. Foram discutidos possíveis acordos comerciais para a exportação de produtos catarinenses ao país europeu.
As lideranças catarinenses também tiveram reunião com o secretário-geral da Associação das Câmaras Italianas do Comércio no Exterior, Domenico Mauriello. Em pauta, ações para a facilitação de acordos financeiros entre Santa Catarina e Itália.
“Também visitamos a Università La Sapienza di Roma, a maior da Europa, onde assinamos a renovação de um termo de cooperação junto à Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Sabemos da importância do investimento no ensino superior e vamos procurar concretizar novos acordos de cooperação bilaterais com várias universidades do estado”, acrescenta Minotto.
Acordos comerciais
Junto à Embaixada do Brasil no país europeu, o pedido foi para que sejam reforçadas as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Santa Catarina na Itália. Além disso, os deputados participaram de encontros com setores representativos empresariais em Roma e Reggio Calabria, sempre com o objetivo de estreitar laços comerciais, e assim, discutir futuros acordos;
Acordos educacionais
Da mesma maneira, tanto em Roma, como em Reggio Calabria, foram assinados acordos de cooperação entre universidades italianas e universidades brasileiras – ainda foi discutida a possibilidade de expansão para outras instituições de Santa Catarina. A ideia é promover a troca de conhecimentos e facilitar o intercâmbio de estudantes.
Acordo entre Alesc e Parlamento Regional da Reggio Calabria
Na terça-feira (12), ocorreu a assinatura do termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria. O documento é focado no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional entre os parlamentos. “Fiquei muito feliz de participar de um ato como este, um acordo para que nossas instituições estreitem seu relacionamento, buscando benefícios para a população catarinense em várias áreas”, finaliza Minotto.