Marlon Hilario – Fisioterapia Resolutiva
Como sabemos, dor nas costas é uma queixa muito comum na população em geral, sendo a segunda queixa mais comuns nos consultórios médicos.
Estima-se que 80% da população irá passar por um episódio de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Ela acomete qualquer pessoa, no entanto é mais frequente em pessoas entre os 35 e 55 anos.
A grande maioria das dores na coluna são inespecificas, ou seja, não temos como apontar uma causa para seu aparecimento, mas sim uma série de fatores que podem estar contribuindo.
Em até 90% dos casos essas dores na coluna não representam nada grave e geralmente melhoram em até seis semanas. Temos apenas que ficar atentos quando essa dor vier acompanhada de alguns sintomas específicos, são eles:
- Febre;
- Dormência na região da cintura;
- Fraqueza nas pernas;
- Perda do controle dos esfincteres da bexiga e do intestino (dificuldade em controlar urina e fezes).
Esses sintomas associados a dores nas costas podem representar um quadro mais grave. Se isso acontecer você deve procurar o serviço de emergência médica o mais rápido possível.
Agora você já sabe quando sua dor se trata de algo grave, mas na maioria das vezes você vai passar por ela sem maiores problemas!
Grande abraço!