O Corpo de Bombeiros de Forquilhinha foi mobilizado no início da tarde desta quarta-feira, 28, por volta de 12h40min, para conter um incêndio em vegetação no Bairro Ouro Negro. Para acabar com as chamas, a equipe precisou utilizar mil litros de água.
De acordo com a Polícia Militar, que também esteve no local, a população fez o primeiro atendimento, utilizando mangueiras de jardim, baldes, bacias e galhos na tentativa de abafar o fogo. Logo na sequência, os bombeiros chegaram para conter o restante das chamas e realizar o rescaldo.
Moradores próximos alegaram acreditar que alguma pessoa tenha colocado fogo em uma pilha de entulhos, e que as chamas acabaram se alastrando. Próximo ao local, havia uma empresa que lida com produtos perigosos.
Crime ambiental
Há poucos dias, a Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha (FUNDAF) emitiu um comunicado, alertando que vem intensificando a fiscalização e orientação contra as queimadas no município, uma vez que a queima do lixo doméstico está entre as principais denúncias recebidas.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/98, no art. 54 define que a poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde humana, ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime. A queima doméstica de lixo se enquadra neste artigo e, em Forquilhinha, na Lei Municipal nº 1.929/13, sendo passível de multa em mais de R$ 1,5 mil.
Em Forquilhinha, denúncias sobre as queimadas podem ser feitas pelo contato (48) 3463-3039.