Equipes trabalharam durante dois dias nessa semana, para realizar a captação de múltiplos órgãos de quatro pacientes diagnosticados com morte encefálica no Hospital São José, em Criciúma. Dois homens e duas mulheres, de 27, 44, 46 e 64 anos respectivamente, foram os doadores.
Nos procedimentos, puderam ser captados, fígado, rins e córneas dos pacientes. Todos já foram encaminhados para Central de Transplantes de Santa Catarina.
Para estes procedimentos equipes transplantadoras de Florianópolis e Blumenau precisaram vir ao Hospital São José. Os familiares de todos os pacientes participaram do processo de entrevista com a equipe da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) da unidade hospitalar e autorizaram a doação de órgãos.
Para procedimentos desta natureza, um grande grupo de profissionais precisa estar envolvido, além da equipe que vem ao hospital de médicos e auxiliares da SC-Transplantes; equipes do serviço de Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros; todos profissionais da área assistencial, trabalham em conjunto para que todos processos de exames, constatação da morte encefálica até o procedimento de captação propriamente, estejam alinhados e em sincronia para que tudo aconteça da melhor forma possível.