Estação de Tratamento de Esgoto sofre com inúmeros registros de mau cheiro vindos do local.
A Casan concluiu o projeto de reforma e melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Santa Luzia, em Criciúma, e encaminhou o processo para licitação. A melhoria é uma reivindicação antiga da população, por conta de problemas de mau cheiro vindos desta estação.
A principal alteração será em relação ao sistema de aeração. Atualmente o tratamento utilizado é de Filtros Percoladores, onde a aeração ocorre de maneira natural. No novo sistema, conhecido como Lodos Ativados, será utilizado um sistema de aeração mecanizada por meio de sopradores de ar. Este novo sistema proporciona mais aeração ao sistema, evitando a geração de odores, mais comum em sistemas com pouco oxigênio.
A mudança exigirá também alterações estruturais nos tanques existentes, para que estes aumentem sua capacidade.
Nesta segunda-feira, dia 19, será protocolado junto à Fatma, em Criciúma, um pedido de nova licença ambiental para a ETE para poder dar início à obra. A avaliação da licença pelo órgão competente correrá em paralelo ao processo de licitação.
Centrífuga nova
Além disso, uma centrífuga definitiva deve ser instalada na ETE até dezembro. A empresa vencedora da licitação tem prazo legal para instalação do equipamento até janeiro, mas se compromete a antecipar em função das necessidades de Criciúma.
Atualmente, a estação opera com uma centrifuga provisória, levada de Florianópolis para amenizar o mau cheiro. A centrífuga tem a função de extrair o lodo produzido no processo de tratamento. A centrífuga definitiva triplicará a capacidade de tratamento da Santa Luzia.