2º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas acontece nesta quarta-feira, 27, na ACIC.
Com objetivo de planejar o uso correto da água para preservá-la para as próximas gerações, acontece nesta quarta-feira, 27, o 2º Diálogo Entre as Bacias Hidrográficas do Estremo Sul Catarinense, a partir das 8h na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O tema desta edição será “Áreas Produtoras de Água – Pactos de Gestão”.
A palestra de abertura contará com a uma explanação sobre o Programa Cultivando Água Boa, que foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, como a melhor prática de gestão de águas do mundo.
O evento é promovido pelos Comitês das Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga, e busca despertar a responsabilidade pela preservação da água nos diferentes setores: sociedade civil, usuários de água e poder público.
“A participação destes setores vai nos ajudar a identificar problemas ambientais que degradam os recursos hídricos e a procurar as soluções para preservar estas águas”, explica a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami.
Além da palestra inicial, haverá exposição de práticas de sucesso na preservação da água, tanto de empresas, quanto de entidades e trabalhos acadêmicos; bem como duas mesas de diálogos e debates.
“Queremos terminar o evento com encaminhamentos concluídos para a construção de Pactos de Gestão da Água”, completa a consultora do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva.
Serão distribuídos certificados de 8h para quem participar. Interessados podem se inscrever no site: www.dialogoentrebaciasblog.wordpress.com.
PROGRAMAÇÃO
Manhã
- 8h – Credenciamento;
- 8h30min – Atividade cultural;
- 9h – Abertura do evento;
- 9h30min- Palestra de abertura – A experiência “Cultivando Água Boa”: a ética do Cuidado. A Cultura da Água e a Agenda ONU 2030;
- 10h45min – Diálogo em grupo;
- 11h30min – Sessão Interativa de Banners .
Tarde
- 13h30min – 1º Grupos de Diálogo: Ações prioritárias relativas às metas definidas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá;
- 14h45min – Diálogo em grupo;
- 15h15min – Café e Sessão Interativa de Banners;
- 15h30min – 2º Grupos de Diálogo: Problemas ambientais com repercussão nos recursos hídricos nos territórios dos municípios inseridos na Bacia do Rio Urussanga;
- 17h – Diálogo em grupo;
- 17h30min – Encerramento com atividade cultural.