Para pessoas que ficam tristes, cansadas, desanimadas, irritadas, bravas e de mau humor facilmente, há uma substância extraída de legumes que promete exaltar os ânimos.
Dentre os benefícios, está a retomada da vontade da pessoa de se cuidar, a melhora do humor, perda de peso e perca da ansiedade.
Trata-e do 5HTP. Significa 5 hidroxitriptofano, que age da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só que é mais poderoso no processo da felicidade. O 5HTP sai da corrente sanguínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central.
Qual os efeitos do aumento da serotonina no organismo?
Níveis elevados de serotonina contribuem para garantir o prazer, melhorar o humor e também auxilia no tratamento de alterações do sono, ansiedade e depressão.
Produto indicado para quem esteja fazendo dieta para emagrecer
Quando a pessoa está bem-humorada, acaba tendo mais jogo de cintura para driblar as dificuldades que acompanham um programa de emagrecimento, como reduzir guloseimas e cortar frituras. E, de quebra, sobra energia para caminhar, correr ou fazer outras atividades que queimam calorias.
A serotonina em alta também minimiza os ataques incontroláveis de gula e, por isso, os assaltos à geladeira ficam mais raros.
Estudos já comprovaram que a falta da serotonina no cérebro está intimamente associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces.
Neste mesmo estudo eles compravaram que o consumo diário, 2x ao dia de 5HTP, foi suficiente para Redução significante a vontade de ingerir carboidrato e gordura juntamente com diminuição do peso.
Apesar disso, o 5HTP não é considerado um recurso mágico para se livrar dos quilinhos extras. A substância facilita o processo, mas não dá para fugir: é você que tem de fazer o esforço para malhar e não furar a dieta.
Também recomendado para insônia?
A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos distúrbios mais comuns do sono, a insônia pode ser caracterizada tanto pela dificuldade de iniciar o sono como de mantê-lo.
A insônia também pode estar relacionada à ansiedade e a depressão, o que agrava ainda mais o problema, uma vez que tratar a insônia nesses casos não é suficiente.
Pensando nisso é que se recomenda o 5htp para induzir o sono naturalmente e combater a depressão, proporcionando noites de sono agradáveis aos pacientes que sofrem desse mal.
5HTP
- Reduz os quadros de insônia;
- Melhora a qualidade do sono;
- Promove redução dos sintomas de ansiedade;
- Reduz quadros depressivos;
- Forma farmacêutica de fácil administração;
- Rápida absorção.
O 5HTP está disponível em pílulas sublinguais?
O suplemento de 5-HTP é geralmente vendido em cápsulas de 50mg ou 100mg.
Nos Estados Unidos, o 5HTP tem aprovação como suplemento alimentar e é encontrado em cápsulas nas prateleiras das farmácias. Por aqui, não tem autorização para ser vendido pronto. Apenas as farmácias de manipulação tem autorização para trabalhar com o produto.
A sugestão de hoje são as pílulas sublinguais, desta forma o 5-HTP age mais rapidamente, não há necessidade de ingerir água para tomar o comprimido, pois ele dissolve na boca. É maior praticidade e um efeito rápido para o combate da ansiedade, irritabilidade, insônia…
Dosagem
A recomendação geral é de 50 ou 100mg, de 1 a 3 vezes ao dia. No caso de insônia a dose é de 200mg a noite.
Mas cada caso é um caso e precisa ser avaliado.
É importante frisar que o consumo de 5-HTP com outras proteínas e aminoácidos diminui sua absorção no trato digestivo, por isso é que frisa-se que na Maxfarma é possível adquiri-lo na forma de comprimidos sublinguais, potencializando sua absorção e consequentemente seu efeito.
Todas as pessoas podem tomar o 5HTP?
Não. Essa substância não é para todo mundo.
Se a pessoa já toma qualquer produto para a depressão, deve esquecer! A combinação do hidroxitriptofano com esse tipo de medicamento provoca confusão mental. Gestantes e lactantes devem ficar longe.
O melhor é consultar um médico endocrinologista ou ortomolecular para definir a dosagem e o tempo de consumo.