Projetos de Lei, Moções de Aplauso, Requerimentos e Indicações foram apreciados na 38ª Sessão Ordinária.
Com uma sessão movimentada e um público expressivo acompanhando o trabalho dos vereadores, nove matérias foram aprovadas na segunda-feira, dia 30, na Câmara de Forquilhinha. Entre elas, três projetos de lei, duas moções de aplauso, duas indicações e dois requerimentos entraram em pauta na 38ª Sessão Ordinária.
O jogador de futebol Willian Estefani Machado foi homenageado com a Moção de Aplauso nº 25/2023, apresentada pelos vereadores Felipe Dordete (PP), Marilda Casagrande (PP) e Dinho Rampinelli (PL), por se destacar no cenário futebolístico nacional. E a equipe de robótica Forky Cibernéticos recebeu a Moção de Aplauso nº 27/2023, sugerida pelos vereadores Charles Hunter (PSD), Ivone Minatto (PSD) e Jucemar Borges (PP), pela classificação na etapa nacional do evento Robotics Experience.
Na questão dos projetos de lei, os três foram encaminhados pelo Executivo e aprovados por unanimidade. O PE nº 82/2023 fez alteração na redação da Lei nº 2.663, de 20 de dezembro de 2022, O PE nº 83/2023 autorizou o Executivo a desafetar e doar com encargos, bens imóveis de propriedade do município à empresa Ouro Negro Comércio de Sucatas Ltda. E o PE nº 84/2023 autorizou o Executivo a desafetar e doar com encargos, bem imóvel de propriedade do município à empresa Sul Óxidos Indústria e Comércio Ltda.
A Coordenadoria Regional de Infraestrutura Sul (CRSUL) foi mencionada em dois requerimentos. O Requerimento nº 20/2023, de autoria do Jucemar Borges (PP), Célio Elias (PT), Charles Hunter (PP) e Ivone Minatto (PSD) solicita revitalização asfáltica nas cabeceiras da ponte sobre o Rio Sangão, na Rodovia Estadual Jacob Westrup, entre os municípios de Maracajá e Forquilhinha. E o Requerimento nº 21/2023, dos vereadores Marcos Rocha Macedo (PDT), Dinho Rampinelli (PL), Marilda Casagrande (PP) e Felipe Dordete (PP), sugere a colocação de estrutura metálica na cabeceira de ponte na Rodovia Estadual Gabriel Arns, entre os municípios de Forquilhinha e Criciúma, para a passagem de pedestres e ciclistas.
O vereador Dinho Rampinelli (PL) solicita ao Executivo, por meio da indicação nº 85/2023, que sejam identificadas as residências que frequentemente são inundadas pelas águas das enchentes em Forquilhinha, e seja criado um Programa Municipal com apoio e acompanhamento do Setor de Engenharia para elevar a estrutura das casas destas famílias vulneráveis socialmente. Segundo o vereador, a iniciativa visa reduzir significativamente as perdas materiais destes munícipes proporcionando mais segurança.
E o vereador Marcos Rocha Macedo (PDT) sugere a realização de estudo para elaboração de projeto de lei visando isentar os agricultores do pagamento da Cosip nas bombas de irrigação em Forquilhinha. A proposta foi apresentada com a indicação nº 86/2023, assinada também pelos vereadores Dinho Rampinelli (PL), Marilda Casagrande (PP) e Felipe Dordete (PP), em razão dos prejuízos com as fortes chuvas ocorridas em outubro de 2023. O vereador Charles Hunter (PSD) foi o único a se manifestar contra a proposta justificando que outros setores também foram prejudicados com as chuvas.
A sessão também contou com a presença dos integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Forquilhinha (RFCC). A presidente, Viviane Florência Raicih, enalteceu a importância do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.