O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, assinou junto à Marinha do Brasil, em Florianópolis, a autorização para que a Defesa Civil Estadual possa utilizar a área do Farol de Morro dos Conventos, em Araranguá, para a instalação do radar móvel sul.
O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil no valor de R$ 3,4 milhões, vai apoiar a previsão de curto prazo para chuva, granizo e tempestades, cobrindo uma região num raio de 100 km a partir do ponto onde estiver operando. Além de operar na previsão do tempo, ele poderá auxiliar em pesquisas.
Segundo o coordenador regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, em casos de previsão de eventos meteorológicos mais extremos ou da ocorrência deles, o radar poderá ser deslocado para outras regiões do Estado.
Agora, está sendo aguardada autorização do processo licitatório que está sendo realizado pela ADR, que se encontra no grupo gestor do Governo, para infraestrutura básica do local que receberá o radar (muro, parte elétrica, base, videomonitoramento).
Com o início da operação do radar móvel em Araranguá, Santa Catarina terá 100% de seu território coberto por estas imagens, aliado aos radares fixos de Lontras e Chapecó.