Apae de Araranguá realiza ações para orientar a comunidade sobre a importância de prevenir doenças.
A prevenção de deficiências é fundamental para que não haja problemas na formação da criança durante a gravidez. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% dos casos de deficiências poderiam ser evitados. Pensando nisso, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araranguá está realizando ações de conscientização na comunidade.
A atividade, que é realizada de novembro a novembro, busca orientar sobre a prevenção de doenças, principalmente, àqueles que pensam em ter filhos. Segundo a assistente social da Apae e coordenadora do Programa Prevenir, Nayara Schimitt, o projeto conta com o apoio e orientação de profissionais da área da saúde, educação e assistentes sociais.
Entre as ações de prevenção, estão alguns cuidados básicos antes e durante a gravidez, na hora do parto e após o nascimento. A enfermeira da Apae Joanna Paula de Souza destaca que até o convívio familiar influencia. “A maioria dos casos podem ser evitados e isso começa pela mudança de hábitos alimentares e até mesmo nas relações sociais. Essa ação é um compromisso de todas as Apaes com a sociedade”, explica.
A enfermeira orienta que a gravidez seja planejada e que o acompanhamento médico é imprescindível. “Seguindo as orientações médicas, que, geralmente, são medidas simples, aumenta a probabilidade de serem gerados filhos sadios fisica e psiquicamente”, informa.
As atividades de conscientização do Programa Prevenir são realizadas nas escolas, nos grupos da igreja, em empresas e também para grávidas. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone da Apae (48) 3522-0825.