Profissionais já estão aptos para atuarem nas cinco praias da AMREC e AMESC.
As cinco praias atendidas pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BMM) de Criciúma contarão com 220 guarda-vidas civis no apoio à Operação Veraneio, que começa oficialmente em dezembro e seguirá pelos primeiros meses de 2018. Conforme o comando do 4º BMM, serão 60 guarda-vidas civis no Balneário Rincão, 26 em Morro dos Conventos, 50 em Arroio do Silva, 45 em Gaivota e 39 em Passo de Torres.
Além disso, para coordenar os trabalhos dos guarda-vidas civis, haverá sempre três bombeiros militares em cada praia. “É um serviço cujo objetivo principal é sempre a prevenção. Os profissionais cuidarão de toda a orla marítima e, se for necessário, estarão prontos para agir em casos de afogamento. Trata-se de uma parceria que já tem sido realizada há anos e que, a cada temporada que passa, tem se tornado melhor. Tanto que estamos, também há anos, sem registrar mortes por afogamentos em nossas praias”, destaca o comandante do 4º BMM, tenente-coronel BM James Marcelo Ventura.
Balneário Rincão já se organiza para movimento intenso
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara e responsável pela Operação Veraneio no Balneário Rincão, tenente Renan Fernandes, depois de quatro semanas e meia de treinamento, os guarda-vidas civis já estão prontos para atuarem na orla. “Todos foram capacitados em natação, corrida, entrada e saída no mar, prova com anilha, de resgate, primeiros socorros, como atuar em afogamentos, situações de prevenção e informações sobre o ambiente marinho”, elenca.
Este fim de semana já contará com um número maior de guarda-vidas civis no trabalho. “Vamos organizar as escalas e quando iniciar realmente a alta temporada, será avaliado o número de profissionais necessários em cada ponto, de acordo com a necessidade e movimentação na orla. Nos dias de maior movimento poderemos chegar a até 48 guarda-vidas de serviço no mesmo momento. Normalmente isso ocorre do dia 25 de dezembro até o dia 5 de janeiro”, completa o tenente Fernandes.
Postos de contêiner são avanço
O responsável pela Operação Veraneio no Balneário Rincão ainda ressalta que um passo bastante importante para a melhoria da qualidade do trabalho realizado foi a instalação de cinco novos postos de contêiner, com previsão de chegada de mais cinco até o fim dessa temporada.
“Só temos a agradecer por essa parceria com a Administração Municipal, Justiça Federal e o Fórum da Comarca de Içara, que nos permitiram conquistar essas melhorias. É uma estrutura como nunca tivemos, dentro dos padrões ambientais, para receber turistas e possíveis vítimas de queimaduras, com espaço para alimentação e banheiros, além de energia elétrica muito mais conforto para os atendimentos”, finaliza.