A partir deste mês, o HSJosé implanta melhorias na identificação da mãe e recém-nascidos.
A novidade vem por intermédio de uma nova pulseirinha de identificação e o clamp umbilical, que terão o mesmo código da pulseira de identificação da mãe.
O processo foi implantado, para aprimorar as medidas de segurança nas dependências do hospital.
“O novo sistema de identificação dos bebês, além de aumentar a segurança dos recém-nascidos e internadas no HSJosé, proporciona conforto para a mãe, bebê e equipe de trabalho”, enfatiza Samira Freitas enfermeira do Centro Obstétrico do HSJosé.
A melhoria e investimento do processo, foi estudada e proposta pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição e faz parte da constante evolução das práticas da entidade, com o intuito de oferecer sempre, uma assistência cada vez mais segura.
“A pulseira de identificação é utilizada para reconhecimento da paciente em todas as etapas do seu atendimento, e seguindo a política de Identificação do hospital; mãe e bebê serão identificados com a nova metodologia. Meninos receberão a pulseirinha azul e meninas a rosa”, esclarece Márcia Campos, coordenadora do serviço de Qualidade do HSJosé.
No momento da alta, a mãe recebe todas as orientações necessárias e um cartão de liberação de sua saída. A enfermagem é responsável por conferir os dados da mãe e do bebê ainda no quarto, e precisa acompanhá-los até a recepção, onde também é conferida a pulseira/numeração de identificação da mãe e do bebê, para dai então, fazer a liberação dos pacientes.
Segurança do Paciente
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), é responsável por apoiar, direcionar e conduzir ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente. Atua como articulador e incentivador no gerenciamento de riscos e na implantação de ações de prevenção.