O crescimento do ecommerce é inegável. Em 2014 o comércio online movimentava pouco mais de 1 trilhão de dólares. Já em 2019 registrou mais de 3 trilhões de dólares em movimentações no mundo todo. Em 2020, somente no primeiro semestre, o crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior foi de 47%, segundo publicou o portal G1.
Para o ano de 2023 a expectativa é que o ecommerce movimente mais de 6 trilhões de dólares em todo o mundo. Superando concorrentes do mercado de cassino Brasil, o comércio digital tem grandes probabilidades de atingir o recorde de vendas no ano de 2020, conforme apontam especialistas.
Somente em 2019, o total de vendas geradas pela Black Friday digital foi de mais de 7 bilhões de dólares e a Cyber Monday superou os 9 bilhões nos Estados Unidos. O início do ano de 2020 aponta para uma mudança de comportamento importante dos consumidores, principalmente devido a necessidade de respeitar o isolamento social.
Enquanto na Europa o cenário é de retorno ao lockdown, o que também tem como probabilidade aumentar as vendas de ecommerces, o brasileiro ainda enfrenta um cenário de incerteza, com tentativas de recuperação gradual da economia, e empresas investindo na melhor experiência do usuário ao comprar online.
Descontos são apenas uma das estratégias
Para permitir que haja um maior engajamento entre usuários e lojas online, empresas estão investindo em plataformas de ecommerce que facilitam a experiência de seus clientes no quesito facilidade de compra, velocidade de entrega e atendimento ao cliente. Dentre os principais canais de compras que serão explorados pelos ecommerces estão:
- E-mail marketing: uma ótima forma de engajar os clientes, oferecendo atualizações constantes e criando flows, os quais fazem com que o cliente ganhe ainda mais descontos no intuito de ter uma maior fidelização com a marca;
- SMS marketing: outra boa ferramenta de vendas, mas que exige um respeito aos termos e condições de SMS. Tem uma das maiores taxas de abertura quando comparados com outras plataformas.
- Propagandas: o Facebook e Google Ads é uma das principais ferramentas dos ecommerces para ganhar visibilidade, aumentar sua carta de clientes e, consequentemente, suas vendas.
Como boas práticas para empresas que pretendem faturar ainda mais durante Black Friday e Cyber Monday, especialistas recomendam que sejam oferecidos descontos que realmente sejam condizentes com esse período.
Afinal, muitos clientes reclamam dos descontos oferecidos durante a Black Friday e Cyber Monday, considerando-os como ofertas padrões, que, basicamente, não fogem do que as empresas costumam receber. Além disso, marketeiros apontam também para necessidade de segmentação dos clientes.
Por segmentar os clientes o ecommerce pode criar um grupo VIP, os quais poderão receber ofertas ainda melhores e, consequentemente, a marca foca no Princípio de Pareto. Ou seja, oferece descontos para as pessoas que realmente estão fidelizadas com a loja e dispostas a usar os códigos promocionais que são oferecidos.
Independentemente do lado que você está, a grande verdade é que a Black Friday é uma ótima oportunidade tanto para clientes quanto para lojas, desde que os descontos sejam realmente ofertas interessantes para o cliente.