A obra destaca a participação das mulheres no desenvolvimento do município de 1950 até os dias atuais.
O lançamento do livro “Mulheres de Forquilhinha – Volume 2: O espaço da produção e o espaço da cidadania” foi prestigiado pelo público nesta segunda-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores. Os autores Marcelo Pastafiglia, André Cavaller da Luz e Gustavo Dal Toé falaram sobre a obra que ressalta a participação das mulheres no desenvolvimento do município.
“O processo de empoderamento da mulher na nossa sociedade está presente de forma tão intensa que o desenvolvimento do município está diretamente atrelado. No primeiro volume, lançado em 2018, falamos de 1912 até 1950. E no Volume 2 retratamos o período de 1950 até os dias atuais”, declara Marcelo Pastafiglia.
“O livro é rico de rico de relatos, histórias, contos e façanhas de mulheres que estão na lida diária, cada vez mais conquistando o seu espaço por direito na sociedade. Será uma leitura viciante que quando chegar ao final, vai ficar o gostinho de queria mais. E a história das mulheres não chegou ao fim, é apenas um período que está encerrando”, descreve Gustavo Dal Toé.
O sentimento de orgulho e o aprendizado adquirido durante a produção foram destacados pelos autores. “Espero que todos possam encontrar exemplos de histórias de mulheres que superaram as dificuldades, abriram caminho e não se abateram diante dos problemas. Essa é a qualidade da mulher forquilhinhense”, ressalta André Cavaller da Luz.
O presidente da Câmara de Vereadores parabenizou os autores pela obra e as mulheres que participaram do livro. “Fica o nosso agradecimento pela dedicação com a grande obra que entregaram nesta noite. Um livro disponível no presente, que retrata o passado e que nos ajuda a planejar o futuro”, conclui Célio Elias.