O laboratório Nidus está mapeando empresas de tecnologia ou de inovação que possam contribuir para a gestão da pandemia do coronavírus em território catarinense. O foco de atuação neste momento está na identificação de casos confirmados da doença e dos grupos de risco por localidade, com identificação de aglomeração de pessoas em tempo real e outros tipos potenciais de monitoramento de grupos. O trabalho das equipes do Nidus para contatar as empresas acontece em home office, de forma virtual.
De acordo com a gerente de Inovação em Governo da Secretaria de Estado da Adminsitração, que coordena o laboratório, Luana Bayestorff, “a ideia é unir forças da sociedade, com o ecossistema de inovação e o Governo para estancar ou amenizar os impactos sociais e financeiros da epidemia em Santa Catarina. Num segundo momento, poderemos inclusive, servir de exemplo para outros estados que passam por situação semelhante”, disse.
O diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Felix Fernando da Silva, lembra que no mundo todo os governos estão utilizando as análises de dados no enfrentamento das crises. “Agora, com o necessário isolamento social é natural que as pessoas estejam mais sensibilizadas sobre a importância da tecnologia em seu cotidiano. Estamos aptos para captar projetos inovadores no combate à pandemia em Santa Catarina”.
Empresas de startups em inovação e tecnologia interessadas nesta parceria podem buscar contato com o Nidus por meio do email: nidus@sea.sc.gov.br.