A Justiça revogou nesta terça-feira, 12, o afastamento do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD) de suas funções. Com isso, o chefe do Executivo retomou posse do cargo e de suas funções já no período da tarde.
A decisão pela liberação aconteceu após recurso da defesa de Neguinho, que solicitou a revogação de medidas cautelares, como o afastamento do cargo de Prefeito e a proibição de acesso à Prefeitura, argumentando que elas teria cumprido seu propósito e não teriam mais fundamentos.
O prefeito havia sido afastado no último dia 15 de outubro, em decorrência da terceira fase da Operação Maktub, da Polícia Civil, que apura possíveis irregularidades/ilicitudes ocorridas em Forquilhinha. Conforme a Polícia Civil, as investigações apuraram indícios de fraude à licitação na Concorrência Pública destinada à construção do ginásio anexo à Escola do Bairro Santa Líbera, bem como à licitação nas três Concorrências Públicas destinadas à cobertura do ginásio e na Carta Convite destinada à contratação de uma empresa para a execução de aterro do mesmo ginásio.
No dia 05 de novembro, Neguinho foi indiciado em decorrência da mesma operação, juntamente com outras 17 pessoas, sendo oito servidores públicos e nove empresários e funcionários.