Secretário de Estado da Saúde realizou uma prestação de contas na SDR, apresentando um relatório com os resultados da reorganização dos atendimentos eletivos.
Em visita ao sul do Estado, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, anunciou nesta segunda-feira, 28, os resultados do Plano de Reorganização das Cirurgias Eletivas na região. “Este encontro é uma prestação de contas que estamos fazendo com a população do Sul. Foram duas mil cirurgias realizadas de maio a setembro em diversas complexidades. Nosso objetivo ainda é zerar as filas até o final de 2015”, comenta Kleinubing.
O encontro aconteceu na 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional e contou com a presença de deputados, vereadores, secretários municipais de saúde, diretores dos hospitais da rede e imprensa. O plano de reorganização começou a ser estudado em março e entrou em operação efetivamente em maio deste ano.
A ideia é distribuir as cirurgias de média complexidade em oito hospitais do Sul, aumentando a sua produtividade, taxa de ocupação e automaticamente, diminuindo as filas das cirurgias eletivas que se concentravam no Hospital São José, em Criciúma. De maio a agosto, foram 1913 cirurgias, sendo: 350 em ortopedia, 528 geral, 348 oftalmologia, 131 angiologia, 100 otorrino, 35 proctologia, 422 ginecologia e 87 urologia.
O perfil dos hospitais na região da Amrec somam 600 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde o que ainda podem ser explorados. “Este projeto é piloto em Santa Catarina. Estamos dando sustentabilidade aos nossos hospitais e zerando a fila dos pacientes que esperam há anos por uma cirurgia. Queremos ouvir as demandas e dificuldades dos municípios e avançar, este modelo está sendo construído a cada dia”, explica o secretário de Saúde.
O hospital São Donato, de Içara, foi a instituição que mais realizou cirurgias neste período, foram mais de mil procedimentos. “Foi um trabalho de muito empenho da secretaria de Estado da Saúde e de todos os secretários municipais, que viram em suas cidades, onde estava o principal problema e o potencial de seus hospitais. Nossos hospitais estavam sendo mal utilizados. Nós avançamos muito, mas estamos com uma expectativa ainda maior”, comenta o presidente da Comissão Intergestores Regional e secretário Municipal de Saúde de Içara, Lauro Nogueira.