Estudar fora geralmente abrange um conjunto de processos um tanto quanto trabalhosos, além de envolver diversos sacrifícios pessoais, como ficar longe da família e conviver com pessoas diferentes das que você está acostumado.
No entanto, por meio de um intercâmbio, é possível experimentar situações novas, conhecer culturas diferentes, encontrar amigos para a vida, conhecer novos idiomas, aprender assuntos que ainda não estão disponíveis no seu país, melhorar o currículo, entre muitas outras possibilidades.
Veja os passos para conseguir seu intercâmbio
Separamos um passo a passo de como tirar o seu tão sonhado intercâmbio do papel.
- Defina o seu objetivo: Entenda qual intercâmbio você quer, pois existem inúmeras possibilidades. Para citar algumas: ensino médio, graduação, mestrado, curso de idioma, trabalho + estudo, etc.
- Defina qual país você gostaria de morar: Esse é um ponto essencial, uma vez que o país que você vai morar influenciará em todos os aspectos da sua rotina e consequentemente, do seu bem-estar e da sua felicidade. Isso inclui também idioma e cultura.
- Aplique com estratégia e aguarde a sua aprovação: Cada instituição de ensino possui exigências diferentes. Então, pesquise os processos e cumpra os requisitos com estratégia e organização.
- Prepare a documentação necessária: A documentação para finalizar a sua matrícula e todo o processo de mudança geralmente é complexa. Dessa forma, pesquise quais são os documentos e requisitos necessários e se organize com essas demandas. Geralmente, é solicitado vistos, provas como GRE (Graduate Record Examination) ou GMAT (Graduate Management Admission Test), cartas de recomendação, cartas de motivação, passaporte, comprovação de diploma, etc.
- Aproveite cada segundo dessa experiência!
E financeiramente, como fazer para pagar?
Sabemos que um intercâmbio não é algo barato. No entanto, existem algumas formas de baratear e viabilizar os seus estudos:
- Bolsas de estudos: Existem inúmeras opções de instituições que disponibilizam bolsas que contemplam o valor total ou parcial do curso, tais como Fundação Estudar, CAPES, DAAD, entre outros.
- Financiamento: Algumas instituições de ensino oferecem financiamento caso você não consiga arcar com os valores. Além disso, existem algumas opções de crédito que podem ser utilizadas para pagar o seu intercâmbio, pois possuem condições de pagamento acessíveis e juros baixos, como a modalidade de empréstimo com garantia, na qual é colocado um imóvel como garantia da operação. Tornando-a assim, mais segura perante a instituição financeira, o que possibilita e justifica essas condições mais vantajosas.
- Estudo + trabalho: Outra opção muito interessante é trabalhar durante o seu tempo livre no país que você reside. No entanto, certifique-se que o seu visto e o país escolhido permitem isso.
Conclusão
Veja algumas dicas extras para tornar o seu processo de aplicação mais assertivo.
- Pesquise todas as possibilidades antes de definir a modalidade de intercâmbio.
- Verifique os sites dos consulados e embaixadas de países estrangeiros para conseguir dicas e informações que talvez você não encontraria em outros lugares.
- Pense fora da Caixa! Não escolha o curso ou país mais óbvio de primeira e pesquise opções que talvez não estariam no seu radar de início.
Bônus: A CashMe, é uma fintech que pode te ajudar nesse processo. Ela é pioneira no mercado de crédito com garantia e consegue oferecer as melhores condições para você realizar o seu tão sonhado intercâmbio.