Com o intuito de auxiliar pessoas a desenvolverem iniciativas voluntárias que agreguem à sociedade, workshop acontece no dia 22 de novembro e já está com inscrições abertas.
No dia a dia, muitas pessoas têm ideias de ações voluntárias que poderiam melhorar o desenvolvimento da comunidade. No entanto, na hora de colocar o propósito no papel, algumas sentem dificuldade e não conseguem materializar o pensamento de forma completa e eficaz. É justamente visando auxiliar e otimizar esse processo, que a Coopera oferece o workshop “Ideação de Projetos”, a ser realizado no dia 22 de novembro, a partir das 19h no Integra Coopera.
No início de cada ano, ações inscritas no Programa de Aceleração Social (PAS) são contempladas pela Coopera. Como a instituição lançará um novo edital no primeiro trimestre de 2023, o workshop tem o intuito de que os grupos interessados já possam começar a esboçar possíveis iniciativas. Por isso, o encontro explicará como funciona o programa, quem pode participar e modelos de projetos que são aceitos.
Inscrições no workshop
Os cooperados que desejarem participar do workshop devem realizar a inscrição por meio do telefone (48) 99190-9100, pois as vagas são limitadas. “A ideia é que a cooperativa ampare o ator social que deseja fazer, mas não tem recursos para colocar a ação em prática”, afirma a coordenadora do setor de Cooperativismo da Coopera, Josi Jacques.
O começo de novos projetos
A estruturação de trabalhos voluntários nem sempre é fácil. Tendo em mente que muitas dúvidas podem surgir, quem prestigiar o workshop conseguirá organizar os pensamentos de maneira correta para inscrever no edital do (PAS) no próximo ano. O intuito da cooperativa é apoiar o número máximo de projetos. Mas para isso, os inscritos precisam estar de acordo com os critérios avaliados.
“A nossa intenção é ajudar nesse primeiro momento para que os projetos cheguem mais completos e formatados. Além disso, também falaremos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os princípios do cooperativismo dentro do contexto que o Integra Coopera trabalha, pois novas iniciativas podem surgir a partir dos temas levantados”, explica o palestrante e consultor do setor de cooperativismo da Coopera, Timóteo Farias.
O apoio de boas ideias já resultou em diversos projetos que se tornaram realidade. Ter essa parceria com a comunidade, na visão do gerente geral da Coopera, Rogério Braz Feller, é uma maneira de fortalecer as relações entre a cooperativa e a população. “Seguindo sempre os princípios do cooperativismo, essa é uma maneira que encontramos para já mobilizar o público e fazê-lo pensar em ações que possam promover o desenvolvimento local e melhorar o dia a dia de todas as pessoas”, evidencia.