Equipe está apta para fazer pesquisas de mercado, opinião pública, socioeconômica, entre outras.
Entender o que o mercado pede ou observar se os clientes estão satisfeitos com os produtos oferecidos são critérios que contribuem na tomada de decisões. Quem precisa de dados consistentes para adotar novas posturas conta, a partir de agora, com um novo mecanismo. Já está atuando o Instituto de Pesquisas Satc (IPESATC). O lançamento oficial ocorreu nesta quinta-feira (19), na sala de reuniões do Siecesc.
“As pesquisas são uma ferramenta essencial para orientar as tomadas de decisões nos mais variados setores. Hoje, estamos aptos para atuar e realizar estudos nas áreas de mercado, comunicação, satisfação, clima organizacional, opinião pública e socioeconômica”, informa o coordenador do IPESATC, Ari Azambuja. A experiência de trabalho já vem ocorrendo desde 2007, quando foi criada a Unidade de Pesquisa Satc. “Nessa época realizávamos estudos internos, atendendo às necessidades da Satc e do Siecesc”, ressalta o coordenador.
O instituto conta com profissionais formados em áreas variadas, como estatística, economia, administração, entre outras. “Mesmo se não tivermos no quadro do instituto algum profissional, temos o aporte da Satc, que conta com um corpo de colaboradores diversificado”, pondera Azambuja. Além disso, a integração com a Satc enquanto escola constitui mais um diferencial. “Podemos contar, caso seja necessário, com o envolvimento de nossos alunos de nível superior ou técnico”, afirma.
Referência na área das engenharias, a Satc também se apresenta como uma prestadora de serviços. “A Satc cumpre seu papel em que busca a inovação. O instituto está apto para atender as demandas da sociedade”, ressalta o diretor executivo da Satc, Fernando Zancan.
Áreas de atuação
O IPESATC está pronto para realizar pesquisas de clima organizacional, que avalia o nível de satisfação ou insatisfação dos colaboradores em relação à organização e processos; de satisfação, que mede a percepção dos clientes em relação à organização, produtos e serviços; de mercado, que é importante para direcionar decisões empresariais, traçando perfis de consumidores; contagem de fluxo de veículos e pessoas.
Uma das novidades é o chamado “Cliente oculto”, uma ferramenta importante para quem deseja verificar o atendimento que é prestado em sua empresa ou negócio. Além disso, o IPESATC também atenderá em outras áreas, realizando palestras, consultoria empresarial e atuando no turismo, seja com planos municipais, diagnósticos ou inventário turístico.