A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou neste domingo, 10, as provas do Vestibular de Inverno 2018 em oito cidades catarinenses – Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú. Dos 6.336 candidatos inscritos para 1.048 vagas em 37 cursos de graduação gratuitos, 887 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 13,97%.
A seleção, realizada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, teve 100 questões de múltipla escolha e uma redação.
As provas também foram aplicadas a 119 detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 14 da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.
O caderno das questões e o gabarito preliminar do vestibular foram divulgados na noite deste domingo, enquanto a lista dos classificados será publicada até 2 de julho. Quem for aprovado em primeira chamada fará matrícula em 16 e 17 de julho e começará a ter aulas em 30 de julho.
Conteúdo
Na manhã de 10 de junho, os candidatos responderam 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
À tarde, há redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.
Locais
O Vestibular de Inverno da Udesc ocorreu nos seguintes locais:
- Balneário Camboriú: Escola Maria da Glória;
- Chapecó: Escola Druziana Sartori;
- Florianópolis: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) – CTC, CCS e CSE;
- Ibirama: Escola Gertrud Aichinger;
- Joinville: Campus da Udesc (CCT);
- Lages: Campus da Udesc (CAV);
- Laguna: Campus da Udesc (Ceres);
- São Bento do Sul: Escola Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho.
Vagas e cotas
O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.
Cursos mais procurados
Na categoria dos não optantes de cota, os três cursos mais concorridos são: Fisioterapia, em Florianópolis (Cefid), com 31,30 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Lages (CAV), com 27,10; e Bacharelado em Educação Física, também na Capital (Cefid), com 13.
Os cursos mais escolhidos pelos candidatos com todo o ensino médio na rede pública são Medicina Veterinária (41 por vaga), Fisioterapia (37) e Bacharelado em Educação Física (22,6).
Entre os candidatos negros, a maior procura é por cursos da Udesc Cefid: Fisioterapia, com 13 por vaga; Licenciatura em Educação Física, com 10; e Bacharelado em Educação Física, com 9.