Com base no compromisso firmado pelo Governo do Estado no mês de fevereiro em Criciúma, para viabilizar a implantação do serviço aeromédico no Sul catarinense, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, se reuniu nesta terça-feira, 15, com o coordenador do Serviço Aeropolicial (Saer) na região, delegado Gilberto Mondini, e com o vereador Tita Belloli.
No encontro, em Florianópolis, foi confirmada a intenção da Secretaria de Estado da Saúde de firmar uma parceria entre o Saer e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que seja oferecido também o atendimento primário às vítimas de acidentes. Atualmente, o Saer Sul efetua apenas o transporte aos hospitais, de forma ainda não oficializada.
Uma nova reunião ficou agendada para a próxima sexta-feira, 18, entre os possíveis envolvidos na parceria. “São praticamente 50 municípios, de Passo de Torres a Imbituba, que serão beneficiados. O secretário nos recebeu e, imediatamente, ligou para o gerente-geral do Samu, tenente-coronel João Batista Cordeiro Júnior, propondo a reunião técnica. Com isso, vamos avançar na implantação do novo serviço”, destacou Belloli.
Para o secretário Acélio Casagrande, atualmente a aeronave no Sul já faz um papel fundamental para a área de segurança pública, que pode ser ampliado para incluir também uma equipe de profissionais de saúde.
Por fim, o delegado Mondini reforçou que Criciúma é uma das únicas regiões de Santa Catarina que ainda não possui um serviço aeromédico implantado. “Na parte policial, o Saer funciona de forma plena e, por isso, agora queremos ampliar. Com o auxílio das autoridades políticas poderemos obter mais esta conquista para a região”, finalizou.