Além de cursos na instituição, há oportunidades em Urussanga, formação a distância para professores da rede pública e qualificação de detentos da Penitenciária Sul.
O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu mais de mil vagas em 28 cursos gratuitos de formação e qualificação profissional. Além de cursos na própria instituição, o IFSC oferece oportunidades no município de Urussanga, cursos a distância para professores da rede pública e qualificação para detentos da Penitenciária Sul.
Os cursos são da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Eles possuem curta duração e são direcionados a atender demandas específicas de cada região. Todos os cursos são gratuitos e recebem certificação. Não há taxa de inscrição e a seleção dos candidatos é feita por sorteio público.
No total, o IFSC Câmpus Criciúma está ofertando 1.025 vagas em cursos FIC. Uma parte é ofertada na própria instituição: há cursos de idiomas, preparatórios para o Enem, de qualificação para trabalhadores da área da química e de automação, entre outros. (Confira abaixo a lista completa)
O IFSC também está oferecendo nove cursos a distância, com encontros presenciais no Câmpus Criciúma, voltados à qualificação de professores da rede pública estadual. São cursos de aperfeiçoamento em metodologias de ensino em diferentes áreas do conhecimento, ofertados em parceria com a Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma.
Em Urussanga, o IFSC está oferecendo quatro cursos: representante comercial, torneiro mecânico, eletricista industrial e instalador eletricista predial de baixa tensão. Em parceria com a prefeitura municipal, os cursos são realizados no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES), em Urussanga.
“A missão do IFSC preconiza a formação de cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, para promover a inclusão social. Neste sentido, neste semestre estamos atuando de uma forma bem intensa na qualificação profissional, com diferentes públicos e em parceria com instituições, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de nossa região”, afirma o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini.
Parceria com Penitenciária Sul
A qualificação de detentos da Penitenciária Sul será realizada pela primeira vez no IFSC Câmpus Criciúma. Em parceria com a Gerência de Orientação e Assistência ao Egresso (Geroe), órgão do Departamento de Administração Prisional da secretaria estadual de Justiça e Cidadania, o IFSC vai oferecer qualificação a cem reeducandos.
De acordo com o gerente de educação da Penitenciária Sul, Max Dagostin de Mello, a população carcerária da unidade é estimada hoje em 700 pessoas. Dessas, cerca de 150 fazem o Ensino Fundamental dentro da Penitenciária e desenvolvem atividades laborais. A cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, um dia de pena é reduzido. Mas a importância vai além da redução na pena. “A ressocialização ocorre por meio da educação e do trabalho. Nosso objetivo é oferecer educação formal para que eles se qualifiquem para buscar um emprego, ao cumprirem a pena. Muitos acabam reincidindo no crime justamente por conta da falta de qualificação profissional. Humanizar o reeducando devolve a dignidade deles”, afirma Max.
Inscrições
As inscrições para todos os cursos FIC vão até o dia 7 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pela internet, aqui. A seleção será feita por sorteio público, marcado para o dia 9 de agosto. As matrículas em primeira chamada ocorrem nos dias 11, 14 e 15 de agosto.
Cursos no IFSC
Cursos presenciais no Câmpus Criciúma
- Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas;
- Normas da Indústria Química e Legislação Ambiental;
- Operador de Processos Químicos;
- Auxiliar de Laboratório Químico;
- Automação Aplicada com Microcontroladores Usando o Kit Arduino;
- Solidworks;
- S.O.S. Física I;
- Espanhol Básico;
- Direitos Humanos;
- Metodologias e Práticas no Ensino de Ciências Humanas.
Cursos em Urussanga
- Representante Comercial;
- Torneiro Mecânico;
- Eletricista Industrial;
- Instalador Eletricista Predial de Baixa Tensão.
Cursos a distância (voltados a professores da rede pública estadual)
- Metodologias para o Ensino das Séries Iniciais;
- Estudos em Sociologia com ênfase em cidadania, desigualdades e diferenças sociais;
- Metodologias para o Ensino de Química;
- Metodologias para o Ensino de Matemática;
- Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa;
- Metodologias para o Ensino de História;
- Metodologias para o Ensino de Geografia;
- Metodologias para o Ensino de Física;
- Metodologias para o Ensino de Biologia.
Cursos na Penitenciária Sul
- Alimentador de Linha de Produção;
- Montador de Equipamentos Eletroeletrônicos;
- Montador de Esquadrias de Alumínio;
- Pedreiro de Alvenaria;
- Pintor de Obras Imobiliárias.