Que a música traz alegria às pessoas, bem-estar e contagia, isso já sabemos; mas que a música pode contribuir para a cura de algumas doenças crônicas, isso você sabia?
Estudos afirmam, que a música causa, “dependendo do seu ritmo; aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos. Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar”. Alguns médicos, terapeutas e preparadores físicos já utilizam a música como tratamento de diversos problemas.
Pensando neste contexto, visando utilizar a música como estratégia de humanização, o HSJosé por meio de sua direção, lança a partir de quinta-feira, 17, o projeto intitulado Música ao Coração.
A ação tem como principal objetivo, trazer única e exclusivamente a música como forma de intervenção social para área da saúde, trazendo alegria e força a pacientes, familiares e colaboradores do HSJosé.
O projeto irá acontecer uma vez por mês, onde diversas bandas da cidade, convidadas, farão uma apresentação durante 30 minutos, em locais diversos, dentro da própria Instituição; e de forma voluntária.
A primeira apresentação vai acontecer no hall de entrada principal do hospital (em frente a cafeteria), às 11h15m. A banda convida para abrir o projeto é conhecida por fazer shows há quase três anos e tem como estilo musical o Samba Raiz e ritmos brasileiros.
O grupo Dona Zica é composto por cinco músicos profissionais, que utilizam diversos instrumentos para incrementar a apresentação como, percussão, cajon/ surdo e cavaco. “ Quando recebemos o convite, aceitamos prontamente. Achei a iniciativa muito bacana. Poder trazer alegria e um ânimo novo as pessoas que se encontram em um hospital certamente também nos anima. Que a música seja um grito de força, um tom de alegria e um suspiro de paz”, enfatiza Keila Maria, vocalista da banda.
O projeto Música ao Coração é uma ação do HSJosé voltada as pessoas que frequentam a Instituição. Todos os músicos que participarem da iniciativa farão suas apresentações de forma gratuita e voluntária.
Francine Ferreira – Kátia Farias, assessoria de Comunicação do Hospital São José