Nesta sexta-feira, 15, a direção do Hospital São José inaugura um novo bloco hospitalar construído ao lado do prédio já existente. A nova estrutura contempla uma ampliação de mais de 5.600 mil metros quadrados e irá abrigar oito salas cirúrgicas, 20 leitos de UTI, 23 leitos clínicos e uma nova central de materiais esterilizados (CME); todos os serviços estão equipados com alta tecnologia para melhor atender a demanda existente.
“É com grande satisfação que inauguramos esta nova ala depois de uma longa caminhada de tropeços e avanços. Alegramo-nos por poder servir de uma forma mais moderna e confortável aos nossos clientes. Somos agradecidas ao Ministério da Saúde, ao Governo do Estado, a arquiteta, aos engenheiros e de modo especial aos construtores, trabalhadores diretos que dia após dia, no trabalho pesado ergueram esta obra. A todos que de uma forma ou outra contribuíram, nosso muito obrigada”, destaca a diretora geral do hospital, irmã Líbera Mezzari.
A nova estrutura estará à disposição da população nos próximos dias.
Demanda existente e investimentos
Atualmente a demanda do Hospital São José chega em média a 16200 atendimentos mês. Por ser uma instituição de caráter filantrópico, a unidade precisa atender cerca de 60% de pacientes vindos do Sistema Único de Saúde – SUS; mas hoje este índice ultrapassa a média, atingindo 86,22%. Além disso, o número de atendimentos para particulares e convênios também vem crescendo nos últimos anos.
“Constantemente somos desafiados a olhar para o futuro e deseja-lo, é uma forma de buscar a sua realização. Com esse objetivo tornamos o nosso projeto em uma realidade. A demanda cada vez maior nos fez investir em um maior parque estrutural, tecnológico e assistencial, colocando a disposição de toda a macro região o que tem de melhor em qualidade para todos”, esclarece Ferrari.
O projeto de ampliação iniciou em 2011, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela instituição durante os últimos anos a obra foi crescendo.
Até o momento foram investidos mais de R$ 31 milhões de reais para ampliações, reformas e aquisição de equipamentos. Destes, 16 milhões vieram do Governo Estadual; R$ 5,5 milhões do Governo Federal e o restante cerca de 10 milhões, foram investidos pelo Hospital São José.
Todo projeto tem um único objetivo segundo a administração do hospital, servir ainda melhor a população. “Adquirimos tudo o que é necessário para oferecer ainda mais qualidade. A nova central de esterilização esta sendo equipada com o que há de melhor no mercado hospitalar; somos os primeiros a adquirir os equipamentos de nova geração deste seguimento. Centro Cirúrgico moderno com sala inteligente com transmissão para os demais centros hospitalares; para compartilhar e trocar conhecimento por meio da formação acadêmica/hospital de ensino. Unidade de Terapia Intensiva equipada de alto desempenho, garantindo segurança e qualidade aos pacientes. Para suportar todo crescimento, foi investido na construção de uma nova subestação e uma central de geradores para proporcionar segurança na parte energética para todo o complexo hospitalar”, esclarece o administrador do Hospital São José.