Em face a anúncios e notícias desencontradas, a direção do Hospital São José de Criciúma emitiu um esclarecimento, informando a população que houve a procura de uma paciente por atendimento neste serviço na data de hoje com história de viagem à Itália, apenas por precaução.
Após a avaliação médica e, em conjunto com Vigilância Epidemiológica Municipal, a paciente não foi enquadrada nos critérios de definição de caso do Ministério da Saúde para Coronavirus.
“Informamos que todas as medidas de proteção recomendadas foram adotadas no atendimento, visando manter a segurança da equipe e dos demais pacientes, e, garantindo o adequado tratamento à paciente”, completou o esclarecimento.
O hospital ainda reforça a importância da divulgação quanto às medidas de prevenção a sobre os cuidados essenciais para reduzir o risco de infecções respiratórias agudas:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias;
- Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Saiba mais sobre a doença
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, é considerado caso suspeito do novo coronavírus, pacientes que apresentem os sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, o paciente precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas. As áreas com transmissão local serão atualizadas e disponibilizadas no site do Ministério da Saúde.