O Hospital São Donato realizou na sexta-feira, 22, a primeira captação de órgãos na instituição. O procedimento foi iniciado às 8h10 e terminou às 10h com equipes do Banco de Olhos de Criciúma, do Banco de Órgãos de Florianópolis, além dos profissionais da fundação hospitalar sob a responsabilidade técnica do médico Marcelo Vinhas e da gerente de enfermagem, Josiane Leandro, e a execução coordenada pelo médico Leandro Bellina.
O procedimento ocorreu em uma mulher de 70 anos, com a captação de dois rins e duas córneas. “O Hospital São Donato está elevando o nível de atendimento para a região e a captação de órgãos é um dos serviços novos proporcionados. Serão mais pessoas que poderão ser salvas. Estamos preparados, mas dependeremos agora das famílias para esse gesto de amor, que é a doação de órgãos”, indica o diretor-administrativo Júlio César De Luca.
Nessa primeira captação, os rins foram destinados Florianópolis, onde passarão pela triagem para a localização de receptadores compatíveis nas próximas 36h. Já às córneas foram para o Banco de Olhos de Criciúma, neste caso, com a possibilidade de ficar até 15 dias à disposição.