Cinco níveis de prioridade dividirão os pacientes atendidos no Pronto-Socorro do Hospital São Donato a partir desta semana. A classificação implantada leva em consideração os riscos, inclusive, com delimitação de tempo de espera através de cores. Os casos mais graves continuarão sob atendimento imediato, geralmente, com entrada direta pelo Salão de Emergências. Já os menos urgentes poderão levar até 240min para a consulta médica.
“A classificação de risco funcionará 24h com uma enfermeira exclusiva para as avaliações prévias conforme protocolos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Preparamos uma sala unicamente para este serviço”, indica a gerente de enfermagem Fabiane Filisbino. “A limitação de tempo não significa que os pacientes terão que esperar o limite máximo. O atendimento será realizado conforme a demanda”, completa.
“Além das adaptações físicas, investimos na informatização. Todo o hospital trabalhará com prontuário eletrônico. Neste primeiro momento, foram instalados sete equipamentos para integrar os setores envolvidos no atendimento do Pronto-Socorro”, acrescenta o gerente-administrativo Júlio César De Luca. As melhorias fazem parte das adequações para a oferta dos leitos de retaguarda. Ao todo, a entidade terá 30 vagas para dar suporte a outros hospitais.
VERMELHO – Com prioridade máxima, necessita de atendimento imediato.
LARANJA – Sob prioridade alta, o tempo de atendimento deve ser de até 15 min. Estes pacientes terão uma sala de espera específica para eles.
AMARELO – Destina-se aos pacientes que necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar até 60min.
VERDE – A classificação é para quem pode aguardar até 120min ou ser encaminhado para outros serviços de saúde.
AZUL – Em consequência da prioridade mínima, o tempo pode chegar a 240min ou o encaminhamento para outros serviços de saúde.