O Hospital Regional de Araranguá, no Sul do Estado, realizou nesta quinta-feira, 28, a segunda captação de órgãos de sua história. Fígado, rins e córneas foram retirados de uma paciente de 43 anos. Cinco pessoas poderão ser beneficiadas com mais esta captação múltipla na unidade hospitalar que, desde janeiro, é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Procedimento
A autorização para o procedimento partiu dos familiares da doadora, que era moradora de Balneário Arroio do Silva, cidade vizinha à Araranguá. O médico Julhiano Capeletti, presidente do Ideas, comemorou mais esta ação geradora de saúde e vida. Até este ano, o HRA nunca havia realizado cirurgia de captação múltipla de órgãos em sua história. Desde fevereiro, esta é a segunda vez.
“Nossa equipe é comprometida. Precisamos parabenizar todos que participaram do processo, desde os que fizeram diagnóstico de morte cerebral da paciente, abordagem e entrevista de familiares, até a liderança em sala de cirurgia”, destacou Capeletti.
O procedimento para a retirada dos órgãos durou quatro horas e envolveu a equipe interna formada pela gerente de enfermagem Larissa Teixeira Martins, Kelly Chris Machado, Lais Borges Castro, Liliane, Cintia Schherer, Janaína Leite luz, Rosemary Sandrini e Lannes Cunha. Da SC Transplantes, Dalton Correia, Leonardo Bittencourt e Bruno Antônio.