Um pedreiro de 42 anos, morador da cidade de Criciúma, chegou por volta das 7 horas da manhã para trabalhar em uma obra no bairro Santa Cruz, e percebeu que o barraco que tinha construído para guardar suas ferramentas havia sido arrombado e os objetos furtados. Uma pessoa que passou pelo local testemunhou o furto e relatou à vítima que havia visto o autor do crime, informando que o mesmo residia com sua mãe em frente a um bar.
Já no fim da tarde, por volta das 17h30min, o pedreiro resolveu vigiar o ladrão, momento em que viu este com uma de suas ferramentas em mãos. O homem imediatamente saiu com seu veículo e encontrou uma viatura da Polícia Militar. Os PMs acompanharam a vítima até a residência do autor, um homem de 34 anos, onde o convenceram a devolver a ferramenta, e quando o pedreiro reconheceu como sendo sua, foi dado voz de prisão ao criminoso.
Em seguida, com a autorização da mãe, os policiais entraram no quarto do mesmo e flagraram o restante dos pertences debaixo da cama, sendo eles: uma furadeira, uma esmerilhadeira, um cortador de piso e uma caixa com diversas outras ferramentas pequenas . O autor já foi preso por diversas vezes pelo mesmo crime na cidade de Criciúma e na região de Araranguá.