A corte da 10ª Heimatfest, composta pela rainha Giovana Beretta e princesas Liege Borges Delfino e Monik Nicoski Langer, visitaram a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, nesta quarta-feira, 13. Elas foram acompanhadas do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, para convidar os deputados estaduais e demais servidores para o evento que ocorre de 20 a 26 de abril, em Forquilhinha.
O evento tem por objetivo o fortalecimento cultural e gastronômico de Forquilhinha, sendo reconhecida regionalmente como a cidade mais germânica do sul de Santa Catarina, a programação voltou às suas origens e dará ênfase para a germanização do evento e valorização dos agentes culturais locais.
“Forquilhinha é a maior produtora de arroz de Santa Catarina e, pelo terceiro ano consecutivo, tem uma safra recorde com mais de 2,5 de sacas produzidas. Temos uma grande diversidade econômica com agroindústria, setor metalomecânico, têxtil e agronegócio, ambos fortes, pujantes”, evidenciou o prefeito.
O município comemora, neste ano, 110 anos de colonização e 33 anos de Emancipação político-administrativa. “Nosso município irá realizar, de 20 a 26 de abril, a 10ª Heimatfest, uma festa que irá enaltecer a história e a cultura desse povo, além de ser voltada para a gastronomia típica germânica. Na programação, teremos shows e desfiles culturais que irão valorizar a nossa cultura. Uma festa feita com a participação das comunidades. Esperamos a todos os catarinenses que venham conhecer a nossa cidade e as nossas potencialidades”, completou.
O deputado federal, Júlio Garcia também enalteceu a importância do evento. “Forquilhinha está encrostada no meio de municípios de colonização italiana. A cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina é conduzida pelo querido prefeito Neguinho. Uma cidade maravilhosa, pujante, que se desenvolve a passos largos. E tem a frente um prefeito vibrante, competente, dedicado, que faz daquela cidade a cada dia melhor para se viver”, finalizou.