O grupo de Teatro Cirquinho do Reverado, de Criciúma, completa 20 anos de fundação no ano de 2017 e para celebrar a data a companhia realizará um Festival Nacional de Teatro, em parceria com diversos artistas e instituições parceiras da região carbonífera. Serão 17 grupos de teatro do Brasil e também da Argentina, em oito dias de evento. Para encerrar o evento será promovido a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterrupta, com as mais diversas artes. Para a realização, eles vão abrir um financiamento coletivo por meio da plataforma Catarse.
“Ao todo, serão mais de 100 artistas envolvidos no evento, que ser[a 34 apresentações teatrais. Estimamos que cerca de 15 mil pessoas terão acesso a peças teatrais, intervenções artísticas, dança, música, artes visuais, poesia, circo e cinema, que serão apresentadas em diversos locais, como escolas, centros comunitários, universidades, empresas, e praças de toda a região”, afirma a atriz e cofundadora do Grupo Yonara Marques, lembrando que todo a programação será gratuita, e prevista para acontecer no mês de setembro.
“Acreditamos que a arte pode interferir na alma das pessoas”, declara o ator e fundador do cofundador do Reveraldo Joaquim, durante a entrevista coletiva promovida nesta tarde de quinta-feira. “O festival será feito para a comunidade e pela comunidade. Esperamos o apoio de todo a comunidade”, afirmou a atriz Yonara Marques.
O Catarse
O Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo. O projeto do cirquinho entra no ar nesta sexta-feira, aqui. O apoio é possível da aquisição de cotas, que vão de R$ 30 reais até 5mil reais, sendo que cada cota terá o seu respectiva recompensa, de broches, camisetas, participação em oficinas até o direito de escolher o local de uma apresentação do festival Nacional de Teatro.