Grupo colegiado, composto por sete pessoas, tem se reunido mensalmente para deliberar sobre próximos passos dos negócios.
Acompanhar o andamento dos negócios, com reuniões rotineiras e olhar atento às deliberações elencadas para um bom planejamento estratégico corporativo. É desta forma que vem atuando o Conselho de Administração do Grupo EZOS, composto por três membros de cada uma das famílias fundadoras das empresas do grupo econômico – Mezzari e Dagostin -, além do conselheiro profissional Nelson Luiz Paula de Oliveira como presidente.
Em um cenário de governança corporativa, o Conselho de Administração é o órgão colegiado que fica entre os sócios e a equipe de gestão, cumprindo um papel de definição dos rumos que os negócios deverão tomar. “No planejamento estratégico do Grupo EZOS, que começou a ser desenvolvido já em outubro de 2020, tudo iniciou pelo direcionamento que os sócios definiram previamente. O que é muito positivo, pois um bom conselho deve sempre investir pouco tempo com o passado e muito com o que almeja para o futuro”, avalia o presidente.
Conforme Oliveira, ainda que reuniões presenciais aconteçam apenas uma vez por mês, o Conselho de Administração atua 24 horas por dia, em 365 dias no ano, já que possui a responsabilidade de administrador e guardião da vontade dos acionistas.
“De forma geral, os conselheiros precisam saber de tudo que acontece nos negócios, mas não devem executar as ações, para não confundir os papéis. Os gestores é que vão efetivamente efetuar as movimentações necessárias, respeitando o direcionamento definido pelos sócios”, completa.
Um dos pontos mais positivos do Conselho de Administração do Grupo EZOS é a diversidade dentre os membros, uma vez que há uma forte participação feminina nas deliberações – representada por duas sócias – e bastante variação de idade, com a presença de conselheiros jovens e outros com mais experiência de vida.
Já pensando em um futuro promissor, para a tomada de decisões, os conselheiros mantém sempre em mente os pilares ESG – Environmental, Social and Governance, usados para medir as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas do Grupo EZOS.
“Em 2020, tivemos um ano de muito aprendizado, trabalhamos o passado para consolidar uma base e efetuar uma verdadeira virada de chave com a implantação do grupo econômico. E conseguimos desempenhar, com sucesso, todo esse trabalho em meio à pandemia da Covid-19 e à crise do arroz, o que se tornou um motivo de orgulho maior ainda. Agora, estamos prontos para o futuro”, finaliza o presidente.
Sobre o Grupo EZOS
Da união de gestão de tradicionais empresas do Sul de Santa Catarina, nasceu em 2020 o grupo econômico EZOS, com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.
A Fumacense Alimentos, reconhecida nacionalmente com as marcas Kiarroz e RisoVita; a JS Empreendimentos, uma incorporadora referência estadual em loteamentos e condomínios horizontais; o Criciúma Shopping, local que reúne gastronomia e entretenimento para as famílias do Sul catarinenses; e a Mark At Place, uma loja conceito estruturada dentro do Criciúma Shopping, são os grandes negócios geridos pela holding.