Ao longo do primeiro semestre, acadêmicos da primeira fase materializaram ideias por meio do núcleo comum entre os cursos.
Uma pequena bicicleta, um mini caminhão, um ventilador, um carrinho de mão. Objetos planejados e desenvolvidos pelos alunos do núcleo comum entre os cursos de Engenharia e Tecnologia da Unesc, dentro do formato da Graduação Multi.
Mas o que estes protótipos têm a ver com o novo método de ensino implantado pela Universidade em 2022? Tudo! Ele permite que os acadêmicos enxerguem o que foi planejado em suas mentes, passar para o papel e, na sequência, se materializar.
Ver os alunos colocarem a mão na massa foi, com o perdão da repetição, uma “mão na roda”, para o professor da disciplina de Expressão Gráfica, Vilson Menegon Bristot, que sempre gostou deste tipo de atividade. “Fizemos um trabalho com os acadêmicos como protagonistas, invertendo a situação: demos um problema que eles buscaram resolver em grupos formados com alunos das primeiras fases de todas as engenharias”, comenta.
O trabalho envolve os cursos das engenharias de Produção, Química e Mecânica, além da Ambiental e Sanitária.
O resultado das atividades surpreendeu professores e coordenadores dos cursos, além da coordenadora dos cursos da área de Engenharia e Tecnologias, Angela Piccinini, que se viu maravilhada com o reflexo positivo da proposta. “Foi incrível ver o entusiasmo deles. Tivemos acadêmicos de diferentes cursos de engenharia engajados a contribuir, cada um da sua forma, pelo sucesso do projeto. A necessidade de sinergia é a mesma que eles encontrarão na vida profissional, na qual precisarão unir expertises pelo resultado final”, destaca.
Para um dos alunos integrantes do projeto, Robson Pereira, o trabalho serviu, entre outras coisas, para a integração da equipe, o conhecimento dos membros, para o aprendizado sobre planejamento, o escopo, o tempo e a dedicação de cada um. “A qualidade e a evolução do projeto, desde o rabisco até o desenho final e a finalização, nos deu certeza que somos capazes de alcançar objetivos maiores, sempre buscando o aprendizado”, enfatiza.
Tudo registrado
Junto a cada protótipo está um relatório com várias páginas, cuidadosamente encadernado em espiral. Na capa, a logomarca da Unesc e o título “Atividade Discente”.
“No início do semestre, pedi para que eles desenvolvessem o protótipo de um objeto que precisava ter pelo menos 15 elementos, com dimensões mínimas, logomarca da Unesc, pintura, tudo dentro do que a ementa da disciplina pede, se tornando ferramenta para o desenvolvimento destes protótipos. Antes da Graduação Multi os alunos faziam o desenho, mas não colocavam a mão na massa”, explica o professor Vilson Menegon Bristot, acrescentando que um líder foi estipulado para cada grupo, cabendo a ele confeccionar este relatório completo.
Trabalho em equipe na busca pela perfeição
Conforme o acadêmico Luiz Marangoni, por meio do desenvolvimento do projeto, foi possível reconhecer na prática a importância do trabalho em equipe. “Isso porque cada acadêmico teve que pensar e desenvolver uma parte do protótipo que no final deveria encaixar perfeitamente. O projeto foi desenvolvido em aço e alumínio e para ambos foram utilizadas sucatas disponibilizadas por uma empresa da região. O resultado final foi gratificante para cada um de nós, ao ver o projeto pronto, montado e entregue, além de acarretar experiência para projetos futuros”, cita.
O trabalho proposto pelo professor Vitor é chamado de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), sendo que as ideias apresentadas o surpreenderam. “São alunos da primeira fase, ou seja, estão começando a sua jornada na Universidade, então esta disciplina começa a lhes dar noção de espaço, dimensão, escalas. Realmente é uma aula diferente, na qual eles produzem conversando entre eles. Eu tive uma grande surpresa com o resultado pela qualidade”, ressalta.
Para desenvolver os objetos, eles utilizaram a sala de aula, o atelier na Universidade, além das empresas onde trabalham e suas próprias casas.
Evolução com novo modelo de aprendizagem
A Unesc revolucionou o ensino novamente em 2022 com a implantação da Graduação Multi, um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade.
A Universidade iniciou no primeiro semestre o projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. ”Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolve os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Por meio da proposta, as disciplinas dos cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o processo se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige. “A Graduação Multi veio para revolucionar. Gosto de ver os alunos com a mão na massa e sei que isso faz total diferença no processo”, diz o professor Vitor.
Matrículas abertas
Os interessados em conhecer não somente os cursos da área da engenharia, mas toda a graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD) ou ainda as mais de 40 oportunidades em especialização da Unesc podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.